Ciclone extratropical se aproxima do Rio Grande do Sul com ventos de até 100 km/h

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Defesa Civil do RS emitiu alerta sobre riscos de danos em diversas áreas, incluindo a capital e o interior. Chuva intensa pode acumular altos volumes em curto período de tempo, afirma Climatempo.

O Rio Grande do Sul se prepara para a chegada de um ciclone extratropical nesta quinta-feira (24). A Climatempo alerta que, ao se deslocar para o mar, o fenômeno poderá formar uma nova frente fria, causando temporais com risco de granizo e ventos de até 100 km/h em áreas isoladas.

“Esse é o cenário mais grave. Elevamos novamente o aviso para nível vermelho com tempestades, podendo, o vento, superar os 100 km/h em diversas áreas do estado”, explicou o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O ciclone deve levar ventos de até 85 km/h, especialmente em toda a faixa leste do estado. As regiões das Missões, Fronteira Oeste, Campanha e Sul também devem sentir o impacto com ventos de até 70 km/h.

Rio Grande do Sul tem alerta de perigo de tempestade nesta quinta-feira (23) — Foto: Divulgação/ Inmet

A Defesa Civil do RS emitiu alertas, destacando os riscos de danos em diversas áreas, incluindo a capital e o interior.

“Evitar sair durante o andamento desses temporais e dessas rajadas de vento mais intensas. Se a pessoa for surpreendida enquanto ela estiver na rua, que ela possa procurar um local seguro para se abrigar até o encerramento desses fenômenos”, orientou a tenente Sabrina Ribas, coordenadora de comunicação da Defesa Civil do RS.

Sabrina também destacou a importância de não atravessar áreas alagadas e de abrigar animais e veículos para evitar danos causados pelo granizo.

Populações de todo o estado devem estar atentas aos alertas emitidos pela Defesa Civil, que podem ser recebidos via SMS ao se cadastrar no número 40199.

Divulgação

Chuva intensa

Além dos ventos fortes, há previsão de chuva intensa em curto período, com potencial para alagamentos, enxurradas e destelhamentos, segundo a Climatempo. A Defesa Civil reforçou que o radar meteorológico de Porto Alegre emitirá alertas mais precisos à medida que a tempestade se aproximar.

Há ainda a possibilidade de ocorrência de fenômenos como tornados e microexplosões em algumas regiões. A chuva começará pela Fronteira Oeste e avançará para as demais áreas do estado ao longo do dia.

De acordo com a Climatempo, as condições meteorológicas devem começar a melhorar, com chuvas isoladas na Serra e no Norte, seguidas de períodos de sol entre nuvens.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rafael Fonteles e Wellington Dias fazem 1ª reunião institucional com mais de 200 prefeitos do Piauí

O evento busca consolidar uma rede de parcerias e fortalecer a cooperação institucional para enfrentar desafios e implementar políticas...

Fingers e novo pátio de aeronaves do Aeroporto de Teresina já estão em funcionamento

As obras do Aeroporto de Teresina (THE) seguem a todo vapor e em fase de finalização. A solenidade de...

Rádio faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira, diz pesquisa

Estudo Inside Audio 2024 feito pela Kantar IBOPE Media aponta que 69% dos ouvintes gostam de se conectar ao...

Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29 de novembro

Com a adesão ao Edital PGDAU nº 7/2024 da PGFN, empresas podem ter descontos de até 100% em juros...
spot_img

Bitcoin ultrapassa US$94 mil pela primeira vez

O valor subiu após uma reportagem apontar que a empresa de mídia social de Trump estava em negociações para...

Piauí é modelo de gestão previdenciária no Brasil

O estado é um dos mais avançados na implantação da Unidade Gestora Única. A Fundação Piauí Previdência (Piauíprev) recebeu, nessa...
spot_img

Posts Recomendados