Cidades do Piauí vão perder 50% de recursos do FPM, diz APPM

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A medida deve atingir 90% das cidades do Piauí.

As cidades do Piauí devem perder cerca de 50% dos recursos provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a partir de agosto. Em julho, as perdas em arrecadação chegaram a 34%. Os dados são da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Conforme levantamento feito pela Secretaria do Tesouro Nacional e Confederação Nacional de Municípios (CNM), as reduções foram motivadas pela queda na arrecadação do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e o aumento do volume de restituições do Imposto de Renda.

Toninho de Caridade

Segundo o presidente da APPM, Toninho de Caridade, a redução nos recursos ameaça a sobrevivência dos municípios e prejudica o andamento da máquina pública. A medida deve atingir 90% das cidades do Piauí.

“Os municípios estão passando por muitas dificuldades, principalmente, com a queda do FPM no mês de julho. Foram mais de 34% no primeiro decênio. A previsão para o dia 30 de agosto é ainda mais assustadora. A previsão é que a gente receba menos de 50% com relação ao ano passado. Os gestores estão preocupados”, disse.

Compensação

Uma compensação financeira à queda na arrecadação seria a liberação das emendas de custeio, de acordo com Toninho de Caridade. As emendas são destinadas às áreas da saúde e assistência social. Entretanto, os recursos ainda não foram liberados.

“Vamos ter que tomar ações para reduções de custos da máquina pública. A gente faz esse apelo ao Governo Federal para que libere as emendas de custeio, dê agilidade, principalmente, na área de saúde. No pós-pandemia (da Covid), a carga da saúde aumentou. Cerca de 90% dos municípios piauienses dependem dessas emendas de custeio da saúde para ter um bom serviço à população”, finalizou.

O que é o FPM?

O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional da União para os estados e o Distrito Federal. O subsídio é composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

A distribuição dos recursos aos municípios é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual.

Fonte: Secretaria de Fazenda de Minas Gerais

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César diz que PSD no Piauí seguirá com Lula apesar da filiação de Caiado

O deputado federal Júlio César, presidente estadual do PSD e pré-candidato ao Senado , afirmou que a filiação do...

Anvisa libera canabidiol em farmácias de manipulação e amplia tratamentos com cannabis

As mudanças são exclusivas para fins medicinais. O uso recreativo da cannabis continua sendo proibido e fora das normas...

Guadalupe promoverá Corrida pela Vida em alusão ao Janeiro Branco nesta quinta-feira, 29, no Balneário Belém Brasília

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá nesta...

Piauí resgatou 481 trabalhadores em situação de escravidão entre 2020 e 2025

Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo realiza evento nesta quarta em Teresina. Levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT)...
spot_img

Vice, Senado e sucessão: jogo de 2026 expõe fogo amigo entre Rafael e Wellington, ambos de olho em 2030

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Mesmo com o discurso público de unidade, os movimentos recentes do ministro do...

Zé Pereira em Barão de Grajaú terá Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, no Bloco do Povão

O Bloco do Povão promete abrir a festa com muita animação e tradição na Praça da Matriz, reunindo moradores...
spot_img

Posts Recomendados