Encontro entre o ministro-chefe da Casa Civil e o presidente do STF acontece nesta quarta-feira (18).
O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, pretende dizer ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que é preciso separar a retórica política do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de suas ações institucionais.
O encontro entre Fux e Nogueira acontecerá na próxima quarta-feira (18). A ideia de Nogueira é passar uma visão de que o confronto com o Judiciário é o espaço que o chefe do Executivo encontrou para mobilizar a sua base de eleitores no momento mais difícil do seu governo.
O ministro-chefe da Casa Civil também pretende dizer que o movimento pelo voto impresso já perdeu força. Na última semana, a PEC sobre essa medida foi rejeitada no plenário da Câmara dos Deputados.
Respeito à Constituição
De acordo com o analista de política da CNN Gustavo Uribe, Nogueira também pretende garantir ao presidente do STF que Bolsonaro não descumprirá os preceitos da Constituição Federal.
Neste final de semana, Bolsonaro anunciou que vai pedir ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), abertura de processo contra os ministros do STF Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.
A tendência, segundo aliados de Pacheco, é de que o parlamentar não leve adiante nenhum dos pedidos. Por isso, lideranças do centrão têm tentado convencer Bolsonaro a desistir da iniciativa.
As informações são do analista de política da CNN Caio Junqueira.