Com baixa popularidade, governo Lula reúne 500 profissionais para melhorar comunicação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Durante o encontro foram discutidas formas de integrar as ações de comunicação para que as informações sobre os projetos e iniciativas do governo sejam transmitidas de maneira coesa e eficiente à população.

O ministro Sidônio Palmeira, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), reuniu nesta sexta-feira (14) 500 profissionais das assessorias de comunicação de diversos órgãos para alinhar o discurso de comunicação do governo.

O encontro no Palácio do Planalto foi realizado em meio à uma crise de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), refletida na queda de aprovação e popularidade em pesquisas de opinião.

O governo prepara um evento para fazer um balanço de entregas com o tema “O Brasil dando a volta por cima”. A ideia do evento, que deve acontecer no início de abril, é destacar as coisas já entregues pelo governo dialogando com as falas de Lula de que os próximos dois anos do governo serão de “colheita”.

Durante o encontro, segundo o governo, foram discutidas formas de integrar as ações de comunicação para que as informações sobre os projetos e iniciativas do governo sejam transmitidas de maneira coesa e eficiente à população.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na reunião, Sidônio Palmeira destacou a importância de uma comunicação integrada para aumentar a transparência e a eficácia na disseminação das políticas públicas. Também destacou números e ações que as assessorias precisam ter “na ponta da língua”.

“A gente tem que fazer com que as pessoas compreendam todas as ações do governo do presidente Lula, todo o trabalho que o governo tem, em todos os ministérios e estatais, para que saibam exatamente o que o governo está fazendo”, afirmou o ministro no encontro.

Segundo relatos de pessoas presentes à reunião, Sidônio Palmeira não usou a palavra “popularidade”. Mas disse confiar que o governo vai reagir nas pesquisas. “Vamos vencer 2025”, disse o ministro. O que foi entendido como um recado para as equipes se manterem motivadas.

A parte final da reunião foi aberta a perguntas. Momento em que o ministro também ouviu pedidos. Desde a contratação de designers para ajudar a modernizar sites oficiais a dinheiro para campanha de publicidade sobre energia nuclear.

Popularidade de Lula em queda

A popularidade de Lula e do governo tem enfrentado uma queda significativa. Diversas pesquisas de opinião pública têm mostrado cenários preocupantes para o presidente, com índices de aprovação cada vez menores e desaprovação crescente.

Em fevereiro de 2025, uma pesquisa Datafolha revelou que apenas 24% dos eleitores brasileiros aprovam o governo Lula, enquanto 41% o reprovam.

Esse é o pior nível de aprovação registrado em todos os três mandatos do presidente. A pesquisa também destacou fatores que explicam o sentimento da população, como a alta nos preços dos alimentos e a crise do PIX, que gerou uma onda de fake news sobre a fiscalização do meio de transferência.

Além disso, uma pesquisa do Instituto Quaest, divulgada no final de janeiro de 2025, mostrou que pela primeira vez a desaprovação do presidente superou numericamente a aprovação.

Ministro Sidônio Palmeira toma posse em cerimônia com Lula — Foto: YouTube/Reprodução
Ministro Sidônio Palmeira toma posse em cerimônia com Lula — Foto: YouTube/Reprodução

A crise de popularidade tem colocado em risco o projeto de reeleição de Lula ou de eleução para outro candidato do PT. Diante desse cenário, o presidente tem se reunido com ministros para buscar diagnósticos econômicos e políticos que possam reverter a situação.

Troca na comunicação

O governo tem enfrentado uma série de desafios na área de comunicação. A gestão de crises e a eficácia na transmissão das mensagens governamentais têm sido pontos críticos, resultando em desgaste político e insatisfação popular.

Logo nos primeiros meses, o governo Lula teve que lidar com crises significativas, como os ataques golpistas de 8 de janeiro e a crise humanitária na Terra Indígena Yanomami

Paulo Pimenta (PT-RS), então ministro da Secom, enfrentou dificuldades em articular uma estratégia de comunicação eficaz. Sua gestão foi marcada por críticas à falta de integração e à incapacidade de responder às crises. A situação culminou em sua substituição por Sidônio Palmeira.

Sidônio Palmeira assumiu o cargo com a missão de reestruturar a comunicação do governo e reverter a desaprovação crescente do governo.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar

Mais de 60 mil eleitores do Piauí tem até o próximo 19 de maio para regularizar a situação eleitoral...

Equipe técnica da Educação Infantil de Guadalupe fortalece formação em seminário da UNDIME-PI

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Nos dias 24 e 25 de abril, a equipe da Educação Infantil de...

“Eu vou enfrentar quem tiver que enfrentar”, diz prefeito de Parnaíba e anuncia obras

O prefeito de Parnaíba Francisco Emanuel de Brito (Progressistas) em visita ao grupo Cidade Verde, na manhã desta sexta-feira...

Alunos são expulsos de escola em Floriano após colocarem tadalafila em suco de colega

Dois alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Calisto Lôbo, em Floriano (PI), foram desligados da instituição...
spot_img

Lirton Nogueira Santos é eleito novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí

Por Gleison Fernandes. O juiz Lirton Nogueira Santos foi eleito, por critério de merecimento, para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do...

Aneel anuncia que a conta de luz vai ficar mais cara no mês de maio

Decisão, motivada pelo início do período de estiagem, interrompe ciclo de cinco meses com bandeira verde, ou seja, sem...
spot_img

Posts Recomendados