UFPI adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo para ofertar qualificação profissional

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O investimento será de R$ 7,3 milhões para atender 3.140 pessoas com cursos técnicos.

Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) firmaram uma parceria para ações do Programa Acredita no Primeiro Passo, nesta sexta-feira (14.03). O investimento será de R$ 7,3 milhões para atender 3.140 pessoas com cursos de qualificação.

Com o propósito de impulsionar negócios e gerar empregos, o Programa Acredita no Primeiro Passo conta com um eixo de qualificação profissional voltado para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

Por meio da assinatura de um termo de adesão da UFPI, a parceria garantirá a oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional, buscando fortalecer a inclusão social e o acesso ao mercado de trabalho para famílias em situação de vulnerabilidade.

Entre as capacitações oferecidas, destaca-se o curso de Montagem e Manutenção de Painéis Fotovoltaicos – Eletricista de Energia Fotovoltaica, que visa qualificar profissionais para atuar no setor de energia solar, uma área em expansão no mercado de trabalho.

Uma das alunas deste curso é Lucélia Soriano, mãe solo de duas filhas, que compartilhou suas expectativas. “Essa oportunidade está sendo muito importante para a minha vida. Preciso me capacitar porque a empregabilidade está muito complicada para quem não tem experiência”, constatou.

“Para mim vai ser muito importante. Se eu não tenho qualificação, não tem como a empresa me dar oportunidade de ingressar na equipe. Então, esse curso vem muito calhar em minha vida”, completou.

Presente na cerimônia realizada em Teresina, o titular do MDS, Wellington Dias, ressaltou a abrangência do programa. “Aqui, é mais que bater palmas porque estão sendo criados muitos cursos, mas bater palmas para muita gente saindo da pobreza. É um projeto de superação. Temos aqui como remunerar pela tradicional assistência técnica, mas a gente quer uma assistência para a superação da pobreza”, declarou.

Nadir nogueira, reitora da instituição de ensino superior, ressaltou que a proposta dialoga com a extensão e a pesquisa, dois eixos da universidade: “na medida em que nós qualificamos profissionais para que possam atuar no mercado de trabalho, nas mais diversas áreas do conhecimento. E, no caso do curso de Montagem e Manutenção de Painéis Fotovoltaicos, ainda dialoga com os ODS, pois trata de energia limpa”, salientou.

Em Teresina, as aulas serão realizadas tanto na Câmara Municipal da capital piauiense, por meio da Escola do Legislativo Municipal, quanto na UFPI, utilizando a estrutura acadêmica e os laboratórios da instituição.

Agenda

Pela tarde, o ministro também participou de agenda com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). A instituição fez a doação de 40 microcomputadores a entidades que atendem pessoas com deficiência, por meio do Programa Acredita no Primeiro Passo.

Os equipamentos foram repassados para a Secretaria de Estado para Inclusão da pessoa com Deficiência (Seid), para posterior repasse a instituições assistenciais que desempenham um papel fundamental na promoção da acessibilidade e do desenvolvimento no Piauí.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar

Mais de 60 mil eleitores do Piauí tem até o próximo 19 de maio para regularizar a situação eleitoral...

Equipe técnica da Educação Infantil de Guadalupe fortalece formação em seminário da UNDIME-PI

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Nos dias 24 e 25 de abril, a equipe da Educação Infantil de...

“Eu vou enfrentar quem tiver que enfrentar”, diz prefeito de Parnaíba e anuncia obras

O prefeito de Parnaíba Francisco Emanuel de Brito (Progressistas) em visita ao grupo Cidade Verde, na manhã desta sexta-feira...

Alunos são expulsos de escola em Floriano após colocarem tadalafila em suco de colega

Dois alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Calisto Lôbo, em Floriano (PI), foram desligados da instituição...
spot_img

Lirton Nogueira Santos é eleito novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí

Por Gleison Fernandes. O juiz Lirton Nogueira Santos foi eleito, por critério de merecimento, para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do...

Aneel anuncia que a conta de luz vai ficar mais cara no mês de maio

Decisão, motivada pelo início do período de estiagem, interrompe ciclo de cinco meses com bandeira verde, ou seja, sem...
spot_img

Posts Recomendados