A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) publicou em seu Diário Oficial a portaria para criar uma comissão responsável pela organização de um novo concurso público com 400 vagas para o órgão.
O documento leva a assinatura do presidente da Casa Legislativa, o deputado Franzé Silva (PT), que já demarcou o prazo para a publicação do edital: o final do primeiro semestre deste ano.
A comissão será composta por cinco membros. Ela terá como função delimitar o número final de vagas para o concurso, bem como o perfil das áreas da Casa que serão preenchidas pelo certame.
O documento ainda estipulou que relatório produzido pelo grupo será entregue ao presidente da Assembleia no prazo de 30 dias com as informações sobre a dimensão do concurso. Assim, os cargos que serão preenchidos deverão ser divulgados neste prazo.
“O nosso objetivo é ter um efetivo de 400 vagas para servidores efetivos da Casa para que a gente possa ter um quadro de carreira que possa ajudar nos trabalhos da Assembleia. Vamos constituir uma comissão junto com a Associação para construir essa realidade e a necessidade de onde, qual tipo e características. Nossa missão é estar até o final do semestre com o edital pronto para as pessoas que queiram ingressar pela porta da frente que é o concurso”, disse Franzé Silva ao anunciar o concurso.
Para viabilizar o concurso, o presidente do Legislativo também anunciou a criação de um programa de incentivo à aposentadoria voluntária para servidores. Como forma de compensação, a Alepi vai conceder, além dos proventos, o valor equivalente a 10 salários mínimos aos novos servidores aposentados.
O último concurso promovido pela Assembleia teve edital lançado em 2019 e as provas realizadas em 2020.
Paula Sampaio
[email protected]