Comissão presidida por senador Marcelo Castro recebe presidente do BC

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em audiência pública, senador questionou altos juros cobrados em cartões de créditos, crescimento da dívida pública e falou sobre a importância do incentivo ao microcrédito.

O senador Marcelo Castro presidiu, nesta quinta-feira (16), a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional com o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. O objetivo da audiência pública foi avaliar o cumprimento dos objetivos e metas das políticas monetária, creditícia e cambial.

Foto: Agência Senado

Ao longo da reunião, o senador questionou o presidente sobre cobrança de altos juros do cartão de crédito, sobre a necessidade de haver incentivos às políticas de microcrédito e lamentou o crescimento dívida pública brasileira.

“Hoje a dívida é de mais de R$ 5 trilhões, o que representa cobrança de R$ 400 bilhões de juros por ano. Onde foi que erramos para ter crescimento da dívida tão expressivo?”, indagou.

Sobre essa questão, Roberto Campos Neto explicou que o problema atual é fiscal. “Temos uma situação fiscal delicada, que acelerou ao longo do tempo, e o problema é também como acelerou ”, disse. “Houve o problema de se endividar para incentivar o consumo. Também investimos mal em programas que não geraram o retorno esperado”, completou.

Ao longo de sua explanação, o presidente do Banco Central falou sobre as condições, atuais e futuras, do cenário econômico. Explicou que, em relação à economia internacional, o cenário permanece desafiador, mas que o Brasil apresenta capacidade de absorver um revés no exterior. Os motivos são o seu balanço de pagamentos robusto,  ancoragem das expectativas de inflação e a perspectiva de recuperação econômica.

Roberto Campos enfatizou ainda a necessidade de prosseguir no caminho das reformas, sobretudo nas de natureza fiscal, e de ajustes na economia. Também pontuou ações futuras do BC para manter a estabilidade das condições macroeconômicas e promover reformas.

Entre elas, a democratização dos mercados para promover a participação de mais pessoas e empresas e alcançar um maior crescimento do PIB. Também defendeu maior eficiência do Sistema Financeiro Nacional (SFN), para permitir que a redução da necessidade de financiamento do Governo abra espaço para o investimento privado.

CMO

O senador Marcelo Castro foi, eleito, por aclamação, presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional em 10 de abril. A comissão examina e emite parecer sobre o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e demais matérias orçamentárias.

Ascom/Senador Marcelo Castro

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

‘Patrimônio nacional’, cão caramelo será estrela em filme da Netflix

A produção promete surpreender com uma história que une humor, drama e a realidade dos cães de rua, trazendo...

Floriano realiza Dia D de Vacinação Contra a Poliomielite

"A imunização em massa é crucial para mantermos as nossas crianças, a nossa cidade livre da poliomielite. Agradecemos a...

Sebrae realizará Piauí Sampa 2024 entre os dias 25 e 29 de junho

Mostra acontecerá no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo Entre os dias 25 e 29 de junho, o Sebrae realizará...

Dia de conscientização alerta sobre preconceito contra albinismo

Condição genética atinge 21 mil brasileiros, diz secretaria Ainda cercado por muitos tabus e preconceitos, o albinismo, condição genética na...
spot_img

Papa Francisco se reunirá com Lula, Biden, Zelensky, Macron e Modi no G7

Perigos perversos da inteligência artificial devem ser um dos temas O papa Francisco se reunirá com os líderes do Brasil,...

Em publicação nacional, Piauí é reconhecido como potência mundial da energia verde

O Jornal Correio Brasiliense destaca o ousado plano de tornar o estado uma referência mundial na produção de hidrogênio...
spot_img

Posts Recomendados