CuriosidadesComo, quando e qual deve ser o 1º alimento...

Como, quando e qual deve ser o 1º alimento na introdução alimentar do bebê?

-

spot_img

Quando chega a hora de iniciar a introdução alimentar do bebê, o que não falta são perguntas e dúvidas na cabeça de todas as mães, mesmo as de 2ª ou 3ª viagem, sempre querem se atualizar.

Como, quando e qual o 1º alimento a oferecer para o bebê? É um dos exemplos entre tantas outras questões que assolam a cabeça e o coração das mães (eu adoraria incluir aqui, os pais também, mas infelizmente essa não é a realidade). 

Ao longo deste mês de abril, vou trazer olhar diferente para essas 3 perguntinhas simples, que podem provocar e ampliar a forma de pensar nelas e nas diversas possibilidades de respondê-las. 

Foto: Reprodução

Para iniciar vamos ao como: Como oferecer o 1º alimento ao meu bebê? Que como é esse? Como preparar o alimento? Como servir o alimento? Ou o como é de: Como o bebê deve estar acomodado para receber o alimento? Como deve estar o estado emocional e psicológico da mãe no momento da introdução alimentar? Ou ainda: Como o pai pode e deve participar deste momento? Como vocês podem ver uma pergunta simples que desencadeia tantas outras.

Se falarmos de quando, a primeira resposta que vem à cabeça é a partir dos 6 meses, mas é no dia que o bebê completa 6 meses? Uma semana antes, uma semana depois? Também é importante lembrar que existem situações em que iniciar a introdução alimentar antes dos 6 meses se faz necessário. Como por exemplo se a mãe precisa voltar ao trabalho, de maneira presencial, antes desse período. Num caso como este: Quando iniciar a introdução alimentar?

E finalmente chegamos ao: Qual o 1º alimento a ser oferecido ao bebê? Para responder essa pergunta é preciso pensar: Quais são os nutrientes que o bebê necessita neste momento que não são mais obtidos através do leite materno? Quais alimentos fornecem esses nutrientes? Qual a melhor forma de absorver esses nutrientes?

O desenrolar dessa e de tantas questões será o tema da coluna ao longo do mês de abril. Mas se você não quiser esperar, elas estão super bem colocadas no meu curso Conexão Saúde – Introdução Alimentar.

DA ISTOÉ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ministro Kassio agrada bolsonaristas ao contrariar STF em decisões

Em cinco meses como integrante do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Kassio Nunes Marques acumula polêmicas e passa...

Em meio à pandemia, cresce procura por microfranquias

Existem cerca de 600 redes de microfranquias no país e investimento para se tornar um franqueado chega até R$...

Wellington Dias prorroga medidas restritivas até o dia 18 de abril; veja o que pode funcionar

A novidade é que o toque de recolher será a partir de 22h. Na sexta (16), sábado (17) e...

Senador Ciro Nogueira vai propor inclusão de governadores e prefeitos na CPI da Covid

O presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PI), disse nesta sexta-feira, 9, que vai sugerir aos colegas senadores que...
spot_imgspot_img

Quanto tempo dura a proteção das vacinas contra a Covid-19?

Pesquisadores analisam o comportamento da imunidade nos vacinados e estão verificando que as vacinas seguem protegendo quem já tomou....

Saiba como denunciar agressões contra crianças; em 2020, foram 95 mil casos

Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, entre 80% e 90% dos casos de violência...
spot_img

Posts Recomendados