Conheça Marlene Ferreira, piauiense apontada como a criadora da ‘bomba’, salgado pivô de discussão no Twitter

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Maria José, filha de Marlene, acionou advogados para garantir que patente da receita seja dada à Marlene. O processo não foi finalizado.

Após a bomba, tradicional salgado teresinense, ter sido o “pivô” de uma discussão no Twitter entre piauienses e maranhenses, o g1 conversou com a empresária Maria José Ferreira, única filha da empresária Marlene Ferreira, 88 anos, apontada como a criadora da iguaria.

Atualmente, Marlene Ferreira tem 88 anos e mora em Portugal — Foto: Divulgação

Marlene foi uma das pioneiras no ramo alimentício no estado. A mulher teve a sua primeira lanchonete em 1958 chamada ‘Bomboniere’, que ficava nas proximidades do Theatro 4 de Setembro, Centro de Teresina. Ela fundou o estabelecimento junto com a sua irmã, Zezé.

Em meados de 1980, quando ela abriu sozinha a lanchonete Majer Lanches, foi criada a bomba. O salgado surgiu por acaso, após a cozinheira misturar uma massa que sobrou de esfirra com presunto e queijo.

Marlene Ferreira quando trabalhava com a irmã na Bomboniere — Foto: Arquivo Pessoal

“A bomba foi apenas uma sobra de massa. Então, como ainda tinha presunto e queijo picadinho, ela resolveu rechear aquela massa. E fez ali duas ou três. Depois passou na farinha de rosca e pediu para o funcionário dela que estava fritando os pastéis”, disse Maria.

A filha de Marlene contou que a criadora provou o novo salgado com um funcionário e com outras duas pessoas. Eles nomearam a iguaria de ‘bomba’. No dia seguinte, Marlene resolveu fazer mais oito salgados e ofereceu à clientela. A primeira impressão foi de espanto por parte dos fregueses.

“Quando os estudantes chegavam na hora do lanche era uma algazarra. Nesse dia, eles viram o novo salgado exposto e foram logo perguntando o que era aquela coisa redonda. Minha mãe então falou: ‘não é bola não menino, é bomba!’’’, relatou Maria José.

O salgado passou a ser comercializado em diversos pontos da cidade e se popularizou. Marlene chegou a dar entrevistas, aulas em cursos de gastronomias e palestras sobre o salgado.

Marlene preparando a massa da ‘bomba’, famoso salgado teresinense — Foto: Arquivo pessoal

Desde então, é possível encontrar a iguaria em quase todas as padarias e lanchonetes de Teresina. O prato já foi destaque nacional quando uma receita tamanho família preparada por uma cozinheira na Zona Norte da capital se popularizou. Batizada de ‘Bomba Gigante da Dodoia’, o salgado serve até quatro pessoas.

Atualmente, Marlene mora com a filha, Maria José, o genro e dois netos em Fátima, em Portugal. Elas se mudaram para o país em 2019. Maria José disse que ela e a mãe pensaram em lançar na cidade portuguesa uma lanchonete para vender a bomba. Entretanto, a pandemia da Covid-19 atrapalhou os planos das duas e elas decidiram adiar esse sonho.

Marlene e a filha Maria José — Foto: Arquivo Pessoal

Sobre a autoria do salgado, Maria José informou ao g1 que acionou advogados para garantir que patente da receita seja dada à Marlene. O processo não foi finalizado.

Com informações do G1 PI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Testes de sirenes serão realizados em Guadalupe nos dias 5 e 6 de dezembro como parte do plano de segurança da barragem de Boa...

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A barragem de Boa Esperança, localizada em Guadalupe, Piauí, será o foco de...

Presidente da Câmara de Jerumenha prestigia evento de cultura e respeito à consciência negra no povoado Artur Passos

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O vereador Raulys Gama, presidente da Câmara Municipal de Jerumenha, participou de uma...

Expoapi 2024 deve gerar R$ 300 milhões em negócios e atrair 400 mil pessoas

O evento contará com leilões, ações de networking e shows com grandes atrações nacionais e locais, todos com entrada...

Ministro Wellington Dias admite diálogo com ex-aliados e deixa em aberto aliança entre PT e PP

As declarações deixam em aberto as especulações de tratativas para um possível acordo. A reaproximação entre os dois partidos veio...
spot_img

Ministério da Saúde destina mais de R$ 90 milhões para ações do Programa Saúde na Escola

Os repasses serão feitos conforme o desempenho dos municípios nas ações de saúde escolar, incluindo prevenção de obesidade, promoção...

Programa Pé-de-Meia: nova parcela começará a ser paga em 25/11

O benefício será repassado conforme o mês de nascimento dos estudantes O Ministério da Educação (MEC) começará a pagar na segunda-feira,...
spot_img

Posts Recomendados