PiauíConselho de Educação Física vai à Justiça contra restrição...

Conselho de Educação Física vai à Justiça contra restrição no funcionamento de academias no Piauí

-

spot_img

O decreto do governo do estado entrou em vigor e determinou que os estabelecimentos só funcionem por três dias na semana.

O Conselho Regional de Educação Física no Piauí (CREF-PI) pretende recorrer do trecho do decreto do Governo do Piauí que aplica medidas mais restritivas e autoriza o funcionamento das academias apenas de segunda (15) a quarta-feira (17).

O decreto entrou em vigor nesta segunda-feira e visa diminuir a disseminação do novo coronavírus, após a taxa de ocupação dos hospitais atingir mais de 90%. No decreto, as academias só vão poder funcionar até quarta-feira, sendo respeitado o toque de recolher de 21h.

O presidente do CREF-PI, Danys Queiroz, explicou que entende a situação da pandemia, mas destacou que a prática de atividade física é importante para manter uma boa saúde.

O profissional disse ainda que o Governo do Piauí já havia reconhecido em outros decretos que os estabelecimentos que realizam a prática de atividade física prestam um serviço essencial.

“Vou me reunir com o meu setor jurídico para que a gente possa ver que medidas vamos tomar, mas é certeza que nós vamos recorrer. Discordamos do posicionamento do governador, já que ele está tomando uma atitude contrária a própria decisão dele, que já tinha considerado a academia uma atividade essencial”, afirmou.

Danys Queiroz explicou que não existe nenhuma comprovação que as academias são locais de grande transmissão do coronavírus. Ele pontuou que a atividade física é um remédio contra a doença.

“Não tem como abrir só três dias e fechar quatro. A atividade física é um remédio. Imagina o médico mandar você tomar todo dia um remédio, mas você passar três dias tomando e passar outros quatro dias sem tomar. Isso não existe”, disse.

“Esse decreto vai contra os princípios básicos de continuidade. Quero saber qual é a pesquisa que diz que a academia é um ponto de contágio. Estão fazendo o contrário do que a gente pensa ser bom para a saúde”, completou.

Danys Queiroz acredita que a abertura dos estabelecimentos não vai trazer prejuízos. “Muito se fala das ações preventivas, como o uso do álcool, máscara e lavar a mão, mas esquecem de reforçar outras ações importantes como ter uma boa alimentação, beber água, dormir bem e fazer atividade física”, explicou.

Segundo o profissional, a atividade física é o que mais impacta na melhoria da saúde. “Isso não é falta de empatia nossa com a situação das pessoas que estão internadas, dos que estão doentes, mas acredito na importância da atividade no combate ao coronavírus e nós vamos lutar por isso”, destacou.

Risco de colapso na saúde

O Comitê de Operações Emergenciais (COE), da Prefeitura de Teresina, emitiu uma recomendação à Fundação Municipal de Saúde (FMS) para aumentar as medidas restritivas, com o funcionamento somente dos serviços essenciais.

A entidade afirmou que a pandemia da Covid-19 no município encontra-se em fase de aceleração descontrolada, com risco de colapso assistencial.

No documento, o COE destacou a necessidade de aumentar as medidas restritivas, com um Distanciamento Social Ampliado (DSA) e funcionamento apenas dos serviços essenciais.

Medidas restritivas

Entrou em vigor nesta segunda-feira (15) o decreto publicado pelo Governo do Piauí que dispõe sobre medidas mais restritivas que seguem até o dia 21 de março com o objetivo de diminuir a disseminação do novo coronavírus.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Piauí na noite de domingo (14). Com o novo decreto o toque de recolher inicia às 21h, ficando proibida a circulação de pessoas em espaços públicos, exceto em casos de comprovada urgência, além da restrição em relação ao funcionamento do comércio.

A partir das 21h de quarta-feira (17) às 5h do de segunda-feira (21), somente os serviços considerados essenciais vão poder funcionar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeita de Guadalupe emite nota de pesar pelo falecimento do senhor Zezão do Mercado

“Perdi um dos melhores amigos, um grande parceiro desde que cheguei a Guadalupe. Zezão, foi uma pessoa que sempre...

Piauiense que sofre com obesidade mórbida precisa de 80 mil reais para tratamento de saúde

Elundina Santos Brandão, de 43 anos, é natural de Guadalupe – PI e reside em Brasília – DF atualmente...

Qual o melhor intervalo entre as doses da vacina CoronaVac? Entenda

Estudo divulgado mostrou que eficácia da CoronaVac pode aumentar de 50,7% para 62,3% quando o espaçamento entre as doses...

“Não é o momento”, diz senador Marcelo Castro sobre CPI da Pandemia

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) se manifestou favorável à instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no...
spot_imgspot_img

Twitter coloca aviso de ‘publicação enganosa’ em post de Eduardo Bolsonaro

O Twitter colocou um aviso de “publicação de informações enganosas e potencialmente prejudiciais relacionadas à Covid-19” em uma publicação...

Sonia Abrão detona documentário de Karol Conká na Globoplay: “Infeliz”

Sonia Abrão não gostou nem um pouco da ideia da Globo de lançar um documentário sobre a vida de...
spot_img

Posts Recomendados