Ativar para ir para o player da Audima

Conselho faz protocolo de reabertura das academias e espaços públicos para atividade física no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Conselho Regional de Educação Física do Piauí elaborou um protocolo para reabertura de parques, praças e academias do estado, atualmente fechados para evitar aglomerações e o aumento de casos de coronavírus.

O documento foi encaminhado para a Prefeitura de Teresina e para o Governo do Piauí. Ainda não há data de quando esses estabelecimentos podem reabrir.

Entre as medidas, o protocolo elaborado pelo conselho determina as seguintes regras para que academias e praças possam funcionar: a utilização de máscara de proteção individual, a disponibilização de recipientes com álcool em gel a 70% e restrição da entrada de pessoas com temperatura corporal superior a 37.8 °C ou sintomas da Covid-19.

Os procedimentos de biossegurança e higiene elaborados pelo conselho para a reabertura das academias e espaços públicos de atividade física servem para “preservar a saúde dos praticantes, profissionais e colaboradores dos riscos de contaminação da Covid-19”.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Danys Queiroz, o controle de entrada no caso de parques públicos ficaria sob a responsabilidade das prefeituras.

“A prefeitura iria me dizer quantas pessoas poderiam entrar nos parques levando em consideração a totalidade de área útil. O objetivo é orientar as pessoas para que possam seguir o procedimento e diminuir o risco de Covid-19 e entregar mais segurança à sociedade”, informou.

Ainda segundo o presidente, das 255 academias que estão registradas e funcionam em Teresina, pelo menos 10 encerraram suas atividades por causa de problemas financeiros.

“Algumas academias já fecharam por causa da situação financeira, se permanecer a situação, todas aquelas que dependem de aluguel dificilmente irão se segurar”, explicou.

Limitação de entrada e limpeza de equipamentos

Além das regras gerais, o protocolo do Conselho de Educação Física prevê recomendações específicas para academias, uso de piscina, esportes de luta, crossfit, treinos personalizados e treinamentos em espaços abertos.

Para academias, o plano recomenda as empresas limitarem a quantidade de clientes que entram, com ocupação simultânea de 1 cliente a cada 4 m² (áreas de treino, piscina, vestiário e demais espaços). Além disso, fechar durante o horário de funcionamento cada área de uma a duas vezes ao dia por, pelo menos 30 minutos, para limpeza geral e desinfecção dos ambientes.

Para as piscinas, exige o uso de chinelo no ambiente de práticas aquáticas. Os estabelecimentos devem disponibilizar suportes para que cada cliente possa pendurar sua toalha de forma individual.

Nos ambientes ao ar livre, o conselho orienta:

  • Evitar durante a execução das atividades, levar as mãos aos olhos, nariz e boca sem antes higienizar as mãos;
  • Procurar se exercitar em locais com pouca aglomeração de pessoas;
  • Levar seus objetos pessoais, como garrafas de água ou toalhas, e não compartilhar esses objetos com outras pessoas;
  • Evitar aglomerações;
  • Separar ao chegar em casa toda a roupa/calçado utilizado e providenciar a lavagem/limpeza.

Ao todo, o Piauí contabiliza 10.881 testes positivos de coronavírus e 393 óbitos. Teresina soma 4.624 casos da doença, além de 217 mortes pelo novo coronavírus.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar).

Com informações do G1PI

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Produção agropecuária transforma cenário econômico do Piauí em 21 anos, revela IBGE

Serviços seguem liderando, mas agro e energia ganham força no estado. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou,...

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria nesta sexta-feira (14) para receber a denúncia contra o...

Publicidade institucional usada para autopromoção motiva cassação da prefeita de Piripiri

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Justiça Eleitoral determinou a cassação dos mandatos da prefeita de Piripiri, Jôve...

Terremoto de magnitude 4.0 no Maranhão foi sentido até em Teresina

Em Caxias, moradores relataram que ficaram assustados com os tremores. Epicentro teria sido em Parnarama, segundo o Laboratório Sismológico...
spot_img

Populares retiram bebês em incubadoras durante incêndio no hospital em Fortaleza

Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará os 117 bebês internados no Hospital Geral Dr. César Cals serão transferidos. Um...

Trump quer fechar acordo rápido com o Brasil sobre tarifaço, diz chanceler: ‘Amanhã ou na próxima semana’

Mauro Vieira relata que EUA sinalizam intenção de fechar um acordo provisório até o fim de novembro O ministro das...
spot_img

Posts Recomendados