O menino de Goiânia, que já sabe ler e domina conceitos de anatomia, é considerado uma “criança superdotada” por especialistas
No quarto, brinquedos dividem espaço com livros e bonecos relacionados a biologia e anatomia. Brincando de analisar o corpo humano, o doutor de apenas 4 anos surpreende os pais e os mais de 800 mil seguidores, que acompanham pelas redes sociais o crescimento do pequeno gênio, que vive em Goiânia. Na avaliação de especialistas, Davi está entre os 2% dos brasileiros considerados como “superdotados”, isto é, com uma inteligência acima da média.
“Eu ganhei [o livro de anatomia] quando era adolescente. Ele pegou o livro, achou interessante, começou a juntar as palavrinhas. Foi aí que a gente percebeu que ele se interessava por coisas que não eram comuns da idade dele”, lembra o pai do menino, que aprendeu a ler aos 2 anos e já aprendeu a falar inglês.
Davi já decidiu que será médico e, todos os dias, compartilha seus conhecimentos sobre o funcionamento dos órgãos do corpo humano e dicas de saúde. Mas, apesar de todo interesse e da facilidade em aprender assuntos complexos, os pais destacam que tentam manter a rotina do menino leve e divertida para que ele não atropele esta fase da infância.
“Temos dosados, sempre temos preocupação, sabe que é prejudicial. A gente deixa ficar uma meio hora [na internet], ele sempre dá preferência para vídeos de cirurgia, mas sempre comigo do lado, sempre com supervisão”, observa a mãe.
O caminho será longo até a faculdade de medicina. Então, por enquanto, os pais são os primeiros pacientes. “É, meu pai está gordo desse jeito. Come, bebe refrigerante, come gordura, eu quero controlar meu quanto a isso. Já tem um médico em casa auxiliando, tem que emagrecer, tem que fazer dieta”, aconselha Davi.
SBT Brasil