De olho em 2026, Themístocles pode voltar à Alepi, eleger os filhos e indicar esposa ao TCE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O vice-governador, mais uma vez, será peça chave nas alianças para a disputa em 2026. O time dele já está em campo.

Todas as pesquisas de intenção de votos até aqui realizadas mostram a liderança da esposa do vice-governador Themístocles Filho, Ivanária Sampaio, na luta pela reeleição para prefeita de Esperantina. Mas os que pensam que as pretensões dela param por ai estão muito enganado.

A depender dos arranjos políticos para as eleições de 2026, Ivanária poderá ser a próxima conselheira do Tribunal de Contas do Estado – TCE/PI, para onde ultimamente tem ido as esposas dos mais expressivos caciques políticos do estado.

Informações obtidas numa conversa com um amigo muito próximo ao vice-governador dão conta de um verdadeiro jogo de xadrez para composição dos grupos políticos que estarão na disputa por votos daqui a dois anos no Piauí. Nesse jogo, Themístocles Filho, poderá ser o “Rei” e ao mesmo tempo a “Dama”.

Se não for mantido como candidato a vice na chapa para reeleição do governador Rafael Fonteles, cuja popularidade bate todos os recordes, Themístocles  poderá optar por voltar à Assembleia Legislativa do Piauí- Alepi, onde é muito querido pelos servidores e deputados e se sente literalmente em casa. Uma vez na Alepi e com sua habilidade em articulação, Sampaio rapidamente voltaria à Presidência do Legislativo Estadual, cargo que ocupou por 16 anos consecutivos.

Pelas informações dadas a este repórter, Themístocles não se contentará apenas com sua eleição a deputado. Vai lutar para reeleger um dos filhos a deputado federal e emplacar o outro numa vaga ao Senado, mesmo como suplente. De quebra quer uma vaga no TCE, que poderá ser preenchida pela esposa, Ivanária Sampaio.

Com a reeleição de Ivanária bem encaminhada, a luta de Themístocles Filho no momento é buscar eleger o maior número de outros prefeitos no interior do estado e pelo menos três vereadores ligados diretamente a ele em Teresina.

Em 2026, além da Presidência da República e do governo do estado, estarão na disputa 30 vagas na Assembleia Legislativa, 10 vagas na Câmara Federal e duas vagas no Senado, hoje ocupadas pelos senadores Ciro Nogueira e Marcelo Castro, mas objeto de cobiça por caciques como o deputado federal Júlio César.

É na formação dessa chapa majoritária (governador, vice e senador) que o peso político do atual vice-governador entra na balança. Themístocles Filho é um político experiente, pragmático e sabe que para o lado que pender fará diferença. E vai cobrar a fatura.

Claro que o vice-governador não trata em público dessas estratégias para aumentar sua “vida útil” na política. Ele sempre evita falar sobre seus planos para o futuro.
Mas onde há fumaça há fogo. E quem viver, verá!

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Banco Central mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida

Taxa Selic está no maior nível em quase 20 anos Apesar do recuo da inflação e do dólar, o Banco...

Rally Piocerá/Cerapió chega em Teresina na próxima sexta (30)

A competição deve movimentar cerca de R$ 8 milhões na economia dos municípios por onde passa, segundo estimativas baseadas...

Júlio César diz que PSD no Piauí seguirá com Lula apesar da filiação de Caiado

O deputado federal Júlio César, presidente estadual do PSD e pré-candidato ao Senado , afirmou que a filiação do...

Anvisa libera canabidiol em farmácias de manipulação e amplia tratamentos com cannabis

As mudanças são exclusivas para fins medicinais. O uso recreativo da cannabis continua sendo proibido e fora das normas...
spot_img

Guadalupe promoverá Corrida pela Vida em alusão ao Janeiro Branco nesta quinta-feira, 29, no Balneário Belém Brasília

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá nesta...

Piauí resgatou 481 trabalhadores em situação de escravidão entre 2020 e 2025

Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo realiza evento nesta quarta em Teresina. Levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT)...
spot_img

Posts Recomendados