Donald Trump diz que Xi Jinping aprovou acordo sobre TikTok; China ainda não confirmou

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Sem dar detalhes, presidente norte-americano diz que houve ‘avanço’ nas negociações sobre a venda da plataforma nos EUA. Declaração da China não fez referência a nenhum acerto entre os países.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (19) que o presidente da China, Xi Jinping, aprovou um acordo sobre o TikTok em uma conversa dos dois por telefone.

“Ele aprovou o acordo do TikTok”, disse Trump, acrescentando que “poderia ser uma formalidade” fazer com que o acordo seja assinado mais tarde.

Trump não explicou o que seria essa aprovação. Para continuar funcionando nos EUA, o TikTok, da empresa chinesa ByteDance, precisa ser vendido a empresários norte-americanos até dezembro.

“Acabei de concluir uma ligação muito produtiva com o presidente Xi, da China. Avançamos em muitas questões importantes, incluindo comércio, fentanil, a necessidade de pôr fim à guerra entre a Rússia e a Ucrânia e a aprovação do Acordo do TikTok”, escreveu Trump em sua rede social.

“A ligação foi muito boa, voltaremos a nos falar por telefone, agradecemos a aprovação do TikTok e ambos esperamos nos encontrar na Apec [Cooperação Econômica Ásia-Pacífico]”, escreveu Trump, fazendo referência ao fórum que ocorre a partir de 31 de outubro na Coreia do Sul.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e Xi Jinping, presidente da China (Foto: Getty Images)

China não confirma acordo

O governo chinês, em sua declaração oficial, disse que o tema TikTok foi debatido entre Trump e Xi, mas não fez referências a uma eventual aprovação ao negócio.

“Sobre o TikTok, Xi disse que a posição da China é clara: o governo chinês respeita a vontade corporativa e incentiva as empresas a conduzirem negociações comerciais, com base nas regras de mercado, para chegar a uma solução consistente com as leis e regulamentações chinesas e um equilíbrio de interesses”, diz a nota.

Na terça-feira, Trump estendeu para dezembro o prazo para a plataforma ser vendida. Com a prorrogação, a ByteDance tem mais 90 dias para concluir a venda dos ativos da plataforma a investidores americanos. Esse prazo já havia sido adiado outras três vezes.

No mesmo dia, Trump também disse que os EUA e a China chegaram a um entendimento sobre a venda da plataforma. O governo chinês, no entanto, não confirmou a informação.

“Temos um acordo sobre o TikTok. Temos um grupo de empresas muito grandes que querem comprá-lo”, disse Trump, sem dar mais detalhes.
Segundo uma lei aprovada em 2024 pelo Congresso americano, o TikTok não poderá operar no país por razões de segurança nacional, a menos que a matriz chinesa venda o controle para proprietários americanos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...

Ciro Nogueira movimenta o Sul do Piauí com entregas, inaugurações e grandes comemorações

Parlamentar visita municípios do Norte ao Sul do estado, participa de inaugurações, ouve demandas da população e prestigia festas...

Bolsa Família atinge novo recorde no acompanhamento escolar e reduz número de estudantes não localizados

Gestão qualificada e integração entre União, estados e municípios elevam o desempenho das condicionalidades do programa, fundamental para rompimento...
spot_img

Pesquisa Datafolha: Em segundo turno, Lula venceria Flávio Bolsonaro por 15 pontos

Levantamento considerou 2.002 entrevistas; margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos Uma pesquisa divulgada...

Piauí segue com alertas de chuvas e ventos fortes em quase todo o estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste sábado (6), dois alertas de chuvas intensas em quase todo o...
spot_img

Posts Recomendados