Donald Trump diz que Xi Jinping aprovou acordo sobre TikTok; China ainda não confirmou

-

- Advertisment -spot_img

Sem dar detalhes, presidente norte-americano diz que houve ‘avanço’ nas negociações sobre a venda da plataforma nos EUA. Declaração da China não fez referência a nenhum acerto entre os países.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (19) que o presidente da China, Xi Jinping, aprovou um acordo sobre o TikTok em uma conversa dos dois por telefone.

“Ele aprovou o acordo do TikTok”, disse Trump, acrescentando que “poderia ser uma formalidade” fazer com que o acordo seja assinado mais tarde.

Trump não explicou o que seria essa aprovação. Para continuar funcionando nos EUA, o TikTok, da empresa chinesa ByteDance, precisa ser vendido a empresários norte-americanos até dezembro.

“Acabei de concluir uma ligação muito produtiva com o presidente Xi, da China. Avançamos em muitas questões importantes, incluindo comércio, fentanil, a necessidade de pôr fim à guerra entre a Rússia e a Ucrânia e a aprovação do Acordo do TikTok”, escreveu Trump em sua rede social.

“A ligação foi muito boa, voltaremos a nos falar por telefone, agradecemos a aprovação do TikTok e ambos esperamos nos encontrar na Apec [Cooperação Econômica Ásia-Pacífico]”, escreveu Trump, fazendo referência ao fórum que ocorre a partir de 31 de outubro na Coreia do Sul.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e Xi Jinping, presidente da China (Foto: Getty Images)

China não confirma acordo

O governo chinês, em sua declaração oficial, disse que o tema TikTok foi debatido entre Trump e Xi, mas não fez referências a uma eventual aprovação ao negócio.

“Sobre o TikTok, Xi disse que a posição da China é clara: o governo chinês respeita a vontade corporativa e incentiva as empresas a conduzirem negociações comerciais, com base nas regras de mercado, para chegar a uma solução consistente com as leis e regulamentações chinesas e um equilíbrio de interesses”, diz a nota.

Na terça-feira, Trump estendeu para dezembro o prazo para a plataforma ser vendida. Com a prorrogação, a ByteDance tem mais 90 dias para concluir a venda dos ativos da plataforma a investidores americanos. Esse prazo já havia sido adiado outras três vezes.

No mesmo dia, Trump também disse que os EUA e a China chegaram a um entendimento sobre a venda da plataforma. O governo chinês, no entanto, não confirmou a informação.

“Temos um acordo sobre o TikTok. Temos um grupo de empresas muito grandes que querem comprá-lo”, disse Trump, sem dar mais detalhes.
Segundo uma lei aprovada em 2024 pelo Congresso americano, o TikTok não poderá operar no país por razões de segurança nacional, a menos que a matriz chinesa venda o controle para proprietários americanos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Empresas vão poder abater dívidas com Anatel se conectarem faculdades à internet

Há pelo menos 118 unidades de ensino superior com dificuldades de acesso.Pelo menos 118 unidades de universidades públicas e...

Piauí autoriza parceria para abrigar animais vítimas de maus-tratos apreendidos pela polícia

As propostas das organizações interessadas podem ser enviadas de 12 de fevereiro a 12 de março. O resultado final...

Prefeito no interior do Piauí anuncia pagamento de 60% do precatório do FUNDEF durante a Jornada Pedagógica 2026

A iniciativa representa um marco importante na valorização dos profissionais da educação e reafirma o compromisso da gestão municipal...

Sessões da Câmara de Guadalupe começam em 23 de fevereiro, anuncia presidente Adão Moura

Abertura do ano legislativo será às 19h e população é convidada a acompanhar os trabalhos.O presidente da Câmara Municipal...
- Advertisement -spot_imgspot_img

MS leva conscientização sobre uso de preservativos para prevenção de doenças durante os carnavais de Recife, Salvador e Rio de Janeiro

Padilha reforça importância da proteção durante a folia e destaca a distribuição de 138 milhões de preservativos para todo...

Exportação de carne do Brasil cresce 16,4%

Alta nas vendas externas amplia demanda internacional.O volume de exportações de carne brasileira registrou crescimento de 16,4% em janeiro,...

Simone Tebet promete igualdade salarial entre mulheres e homens e fim da miséria no Brasil

A presidenciável Simone Tebet defendeu seu partido MDB afirmando...

Campanha de Lula deve descartar figura do “supermarqueteiro”

O uso das redes sociais deslocou, em parte, a...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Você também pode gostar
Recomendado para você