Segundo uma professora do Colégio Inove o diretor da escola não atende ligações e nem responde mensagens.
O diretor e proprietário do Colégio Inove, Marcos Alan, comunicou o encerramento das atividades do colégio na noite de quinta-feira (23) por uma mensagem de áudio e em seguida apagou todos os grupos de Whatsapp e desativou o perfil do Instagram da unidade de ensino. O diretor também não realizou o pagamento dos salários atrasados dos professores e os contatos do colégio não respondem mensagens e nem atendem as ligações dos professores e pais de alunos.

Uma professora da escola, que preferiu não se identificar, afirmou que atuou por cerca de três anos na instituição, e o proprietário deve R$ 6 mil a ela, referentes a salários do ano de 2024. “Vários professores estão com valores em atraso. No meu caso, é R$ 6 mil, referente ao ano de 2024, tentei negociar diversas vezes, mas não deu certo. Atualmente, os contatos estão todos incomunicáveis”, afirmou.

A docente informou ainda que, desde o dia 13 de janeiro, a escola deixou de atender ligações e mensagens, tanto de professores quanto de alunos.
No áudio enviado a um grupo de professores no Whatsapp, Marcos Alan anunciou o encerramento definitivo das atividades da instituição. Ele alegou dificuldades financeiras enfrentadas ao longo dos últimos anos, agravadas em 2024 e 2025, além da baixa procura por matrículas para o ano letivo de 2026, como fatores determinantes para a decisão.
“Vamos oficializar o encerramento definitivo das nossas atividades. A escola vem enfrentando muitos desafios desde a sua fundação, mas esses desafios se aprofundaram muito de 2024 para cá e isso nos levou a uma série de dificuldades. Vocês sabem que nós enfrentamos muitas dificuldades durante o ano de 2025. E em virtude de muitas dessas dificuldades associadas à baixa adesão no número de matrículas para o ano letivo de 2026, a gente achou por bem tomar a decisão de encerrar em definitiva a atividade da escola”, afirmou.
A coordenadora do Colégio Inove, Erica Visgueira, também comunicou o fechamento da escola por meio de uma publicação no Instagram e disse que foi pega de surpresa.
O diretor da escola afirmou que os pais que efetuaram matrículas para o ano letivo de 2026, a instituição já iniciou o contato e o ressarcimento integral dos valores pagos, já que o ano letivo não será realizado. Segundo ele, toda a documentação dos alunos foi entregue à Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
“Os documentos dos alunos passam a ser emitidos pela Seduc, e não mais pelo Colégio Inove, em razão do encerramento definitivo das atividades da instituição. O prédio da escola foi desocupado e devolvido à imobiliária responsável pela administração do contrato de aluguel e ao proprietário do imóvel, e não está mais na posse da escola”, afirmou Marcos Alan.

O diretor reconheceu a existência de pendências financeiras com os professores e informou que alguns bens materiais da escola seriam disponibilizados como forma de amenizar as dívidas. De acordo com ele, os objetos ficarão disponíveis para retirada na quadra do colégio neste sábado (24), a partir das 9h.
“E no sábado dia 24, às 9 da manhã, a quadra estará aberta para que vocês possam estar lá. Eu sei que nós temos pendências financeiras e que cada caso é um caso, mas o que nesse momento a escola pode oferecer para pelo menos amenizar essa situação, são alguns bens que estão lá na quadra. E que vocês fiquem à vontade para irem até lá nesse dia, nesse horário, amanhã, sábado, para vocês verem se tem alguma coisa que lhes interessa”, declarou no áudio.
Segue, abaixo, o posicionamento oficial do Colégio INOVE sobre o caso:
Nota de Esclarecimento
A direção da instituição Colégio Inove vem a público prestar esclarecimentos sobre o encerramento de suas atividades, principalmente no que diz respeito às recentes informações veiculadas por alguns portais de notícias.
A escola funcionou por cinco anos (2021 – 2025), período em que foram feitos esforços inúmeros e contínuos para manter o projeto educacional ativo, apesar das diversas dificuldades financeiras e administrativas herdadas desde a assunção do CNPJ, que já possuía vínculos anteriores com outra instituição de ensino.
Lamentavelmente, tais entraves tornaram inviável a continuidade do funcionamento do colégio, levando à decisão responsável de encerramento antes do início do ano letivo de 2026, justamente para evitar maiores prejuízos à comunidade escolar.
Informamos que todos os valores, referentes às matrículas (total de 26) realizadas para o ano letivo que não se iniciou, estão sendo integralmente reembolsados aos responsáveis, e que toda a documentação acadêmica foi devidamente entregue à Secretaria Estadual de Educação, conforme determina a legislação.
Em relação às obrigações trabalhistas, a direção reconhece a existência de pendências financeiras, decorrentes do cenário de inviabilidade econômica, e reafirma seu compromisso de buscar as soluções legais cabíveis, por meio dos instrumentos jurídicos adequados.
Reforçamos que não houve abandono de alunos, interrupção de atividades em curso ou retenção indevida de documentos ou valores.
A direção permanece à disposição para esclarecimentos, sempre pautada pela boa-fé e respeito à comunidade escolar, além de que todos os contatos estão concentrados no telefone institucional de número (86) 4141-5041, utilizado desde 2022 pelo colégio.
Por fim, repudia de forma veemente toda e qualquer tentativa infundada de plantar narrativas inverídicas com o intuito único de denegrir a imagem pessoal e institucional da gestão, bem como a exposição, por parte de alguns veículos de mídia, sem a devida averiguação dos fatos, o que fere diversos princípios do direito à informação.
Marcos Alan da Silva Melo
(Colégio Inove)







