DestaquesDos 10 municípios mais atingidos pelas queimadas no Brasil,...

Dos 10 municípios mais atingidos pelas queimadas no Brasil, 4 são do Piauí

-

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo dados do Inpe, Pimenteiras, São José do Peixe, Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro registraram maior quantidade de focos de queimadas na última terça-feira (7).

Dos 10 municípios mais atingidos pelas queimadas no Brasil, nesta terça-feira (7), 4 são do Piauí, informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os municípios mais atingidos por queimadas no Brasil foram: São Félix do Xingú (PA), com 79 queimadas; Altamira (PA), com 52 queimadas; Corumbá (MT), com 47 queimadas; Pimenteiras, com 28 queimadas; Novo Progresso (PA), com 28 queimadas; Sena Madureira (AC), com 24 queimadas; São José do Peixe, com 22 queimadas; Boca do Acre (AM), com 21 queimadas; Uruçuí, com 20 queimadas; e Baixa Grande do Ribeiro, com 19 focos.

O Piauí registrou, na terça-feira, 340 queimadas, com um aumento de 262% em relação a segunda-feira, quando foram registradas 94 queimadas. De janeiro a agosto de 2021, segundo o Inpe, o Piauí registrou 4.747 queimadas, com um aumento de 94% em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 2.448.

5º estado com mais focos de incêndio

Nos primeiros sete dias do mês de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou 674 focos de incêndios em 85 cidades do estado. É o quinto maior índice do país, ficando atrás apenas do Acre (998), Mato Grosso (866), Minas Gerais (763) e Amazonas (716).

O município de Pimenteiras, a 252 km ao Sul de Teresina, foi o que registrou mais queimadas de 1º de setembro até ontem (07), com 68 focos. Em seguida aparece Buriti dos Montes, na divisa com o Ceará, com 47 focos. A região sofre há 15 dias com um incêndio e só agora as chamas foram controladas.

“Estamos com essa linha de fogo sob controle em Buriti dos Montes, na localidade Conceição dos Marreiros. Fizemos uma proteção de 20km para que não atingisse a comunidade e o parque do Cânion. Esse fogo está sob controle e agora estamos apenas monitorando”, disse o coronel João Costa, comandante de socorro do Corpo de Bombeiros.

Piauí em chamas

Em Milton Brandão, no Norte do Piauí, os focos de incêndio também foram controlados. No Delta do Parnaíba foram registrados 4 focos de incêndio nos primeiros dias de setembro.

Das Unidades de Conservação Federais, a Serra da Ibiapaba é a que mais sofre com as queimadas. Em uma semana foram registrados 36 focos. A reserva Uruçuí-Una, os parques nacionais da Serra das Confusões e Nascentes do Rio Parnaíba, também registram focos de incêndios.

São Raimundo Nonato registra 5 focos de incêndio, muito deles tiveram início nesta terça-feira e chegaram a ameaçar o Parque Nacional da Serra da Capivara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Justiça do Ceará concede liberdade a DJ Ivis, responderá processo em liberdade

O produtor musical passou quatro meses preso. A Justiça do Ceará concedeu liberdade, nesta sexta-feira (22/10), a DJ Ivis após...

Guadalupe realiza aula de revisão para a prova SAEB 2021 com alunos do 5º e 9º ano

Professores do município e uma equipe da Consultoria AV. Moreira auxiliaram cerca de 320 alunos nas disciplina de Português...

Em reunião com presidente do Senado sobre ICMS, Wellington Dias defende gasolina a R$ 4,50

Os govenadores apresentaram como alternativa, para reduzir o valor do combustível, a capitalização do fundo de equalização do combustível. O...

Flávio Dino é eleito para a Academia Maranhense de Letras

Flávio Dino vai ocupar a cadeira de número 32 que era ocupada, até 2020, por Sálvio Dino, pai do...
spot_img

Aliados aconselham Ministro Paulo Guedes a salvar biografia e deixar governo

Agora, a leitura na Economia é de que Guedes deveria utilizar o espaço que terá no Congresso Nacional como...

Professora da Uespi ganha prêmio internacional com pesquisa sobre babaçu

Pesquisa avaliou a atividade antimicrobiana do corante no mesocarpo do babaçu. A professora do curso de Enfermagem da Universidade Estadual...
spot_img

Posts Recomendados