Eduardo Bolsonaro é sócio nos EUA de empresários que apoiaram atos golpistas, diz site

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Empresa foi aberta dias após palestras do ex-presidente Jair Bolsonaro nos EUA; documento não especifica qual o ramo

O filho número ‘3’ de Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) abriu uma empresa nos Estados Unidos em março deste ano. Ocorre que a Braz Global Holding LLC, no Texas, é uma sociedade com pessoas ligadas à disseminação de fake news no Brasil, e que apoiaram os atos golpistas de 8 de janeiro. Entre eles, Paulo Generoso, que já foi investigado pelas CPIs da Covid-19 e das Fake, além da CPMI das Fake News.

A informação foi revelada pelo UOL, em uma investigação feita pelo site em conjunto com a Agência Pública e o CLIP (Centro Latinoamericano de Investigação Jornalística) nos últimos cinco meses.

Foto: Frederico Brasil/Futura Press

A reportagem chegou a procurar pessoalmente o deputado na Câmara no último dia 24, e entre os questionamentos, respondeu: “Por que vocês estão me investigando? […] Eu estou traficando droga? Eu estou roubando alguém? É corrupção?”. Os demais sócios também foram procurados, mas não retornaram.

Segundo os registros coletados pelo site, a empresa foi aberta dias depois de uma das primeiras palestras do ex-presidente nos Estados Unidos. Pouco antes de ir para o país, Jair Bolsonaro transferiu U$ 135 mil (R$ 675 mil), quase 75% do dinheiro líquido que ele declarou à Justiça Eleitoral.

Paulo Generoso e Eduardo Bolsonaro tem uma empresa em sociedade Foto: Reprodução/Redes sociais

Sócios de Eduardo

A Braz Global Holding, conforme consta no documento oficial do governo do Texas pertence a Eduardo Bolsonaro, em conjunto com o influenciador Paulo Generoso, conhecido por compartilhar notícias falsas e ter apoiado os atos golpistas, e com o ex-secretário nacional de fomento e incentivo à cultura no governo Bolsonaro, André Porciúncula. No documento, não há informações sobre qual o ramo do negócio.

Conforme aponta a reportagem, a empresa é registrada por Generoso no endereço de sua casa em Arlington, onde também há outras duas abertas dos sócios de Eduardo, mas sem seu nome. Uma delas é a Liber Group Brasil, aberta em 13 de janeiro, e o Instituto Liberdade, em 8 de fevereiro, e ambas pertencem à Generoso, Porciúncula, e outra ex-servidora do governo Bolsonaro, Raquel Brugnera.

Raquel e Paulo Generoso são criadores da página Movimento República de Curitiba, que surgiu em 2016 para apoiar a Operação Lava Jato. Com mais de um milhão de seguidores, o grupo publicou em sua conta no Facebook notícias falsas envolvendo a covid-19, urnas eletrônicas, e ainda defendeu os atos golpistas do começo deste anos. Generoso chegou a ter sua conta no Twitter suspensa por decisão judicial em janeiro de 2023.

Já André Porciúncula tem um curso online “Formação essencial em política”, no qual defende que a esquerda estaria tentando destruir a fé cristã, a beleza e a moralidade para implantar seus ideais políticos.

Porciúncula e Raquel são os personagens que fazem “parte” da família Bolsonaro e seus aliados. Ele foi o número dois da Secretaria de Cultura do governo Bolsonaro, e deixou o cargo para ser candidato a deputado federal pelo estado da Bahia. Após ser derrotado, foi nomeado por Jair como secretário adjunto da Secretaria e, em 6 de dezembro, faltando menos de um mês para terminar o governo, virou o chefe da pasta.

Antes de se tornar empresária, Brugnera passou por dois cargos no governo Bolsonaro: chefe de gabinete da Secretaria de Economia Criativa da Secretaria Especial de Cultura, durante a gestão de Roberto Alvim – exonerado depois de produzir um vídeo com referências ao nazismo –, e assessora técnica da Fundação Palmares.

Assim como Porciúncula, Raquel também tem um curso, na plataforma Aprenda Eleger. Ela se apresenta como “estrategista política” e “empresária na área de captação de recursos e emendas parlamentares aqui em Brasília”.

Redação Terra

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

Número supera resultado de 2024, com 4,1 milhões de empresas criadas. O Brasil abriu 4,6 milhões de novos pequenos negócios...

Irmãs piauienses Raiza e Cris chegam à semifinal do The Voice Brasil 2025

As irmãs piauienses Raiza, 25 anos, e Cris, 23, conquistaram uma vaga na semifinal do The Voice Brasil 2025....

Guadalupe novamente se destaca no Piauí com nova certificação Ouro da Sala do Empreendedor

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Guadalupe alcançou mais um marco em sua trajetória...

Idosos podem ter Inclusão Digital como direito, diz proposta do senador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 4.792/2023, que propõe inserir a inclusão digital como um...
spot_img

Energia solar: justiça notifica SEFAZ e Equatorial para pararem de cobrar ICMS após denúncia de consumidores

Justiça derrubou também o ICMS cobrado pelo uso do sistema elétrico, alegando que quem o utiliza é mesmo consumidor...

Guadalupe registra mais de 100 gestantes atendidas em 2025 com a ampliação do Projeto Mamãe Bebê

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou...
spot_img

Posts Recomendados