Destaques Lula foi diagnosticado com Covid-19 em Cuba e cumpriu...

Lula foi diagnosticado com Covid-19 em Cuba e cumpriu quarentena na ilha

-

Em nota, o ex-presidente do Brasil agradeceu aos profissionais de saúde, ao governo de Cuba e aproveitou para criticar o presidente Jair Bolsonaro.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi diagnosticado com Covid-19 em Cuba e cumpriu 14 dias de quarentena na ilha. De acordo com nota de sua assessoria, ele permaneceu um mês no país, onde foi para participar das gravações de um documentário sobre a América Latina produzido e dirigido pelo cineasta Oliver Stone.

Luiz Inácio Lula da Silva

Ainda conforme a assessoria do petista, ele, sua mulher Janta e mais sete membros de sua comitiva se submeteram a um teste antes de viajar e quando chegaram a Cuba, em 21 de dezembro. “O teste de RT-PCR, obedecendo os protocolos cubanos para detectar infecções trazidas de outros países, foi repetido dia 26 de dezembro. Estes exames apontaram positivo para a Covid19 do ex-presidente e de outros membros da equipe, confirmando serem casos importados através da investigação epidemiológica”, relata.

Todos os membros da equipe, exceto uma jornalista, testaram positivo para a doença. “Por estar fora do Brasil, o ex-presidente Lula decidiu comunicar a doença apenas na chegada ao país, para preservar sua família e dos demais infectados”, prossegue a nota. A assessoria do ex-presidente afirma apenas o o escritor Fernando Morais precisou de internação hospitalar, durante 14 dias, em razão de complicações pulmonares.

“Ao longo do acompanhamento, o ex-presidente foi diagnosticado em tomografia computadorizada com lesões pulmonares compatíveis com broncopneumonia associada à Covid19, apresentando excelente recuperação”, diz a nota, que acrescenta que a evolução da doença foi acompanhada pelo deputado federal Alexandre Padilha, que é médico infectologista e ex-ministro da Saúde.

Em nota, o ex-presidente agradeceu aos profissionais de saúde, ao governo de Cuba e aproveitou para criticar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “Sentimos na pele a importância de um sistema público de saúde que adota um protocolo unificado, inspirado na ciência e nas diretrizes da OMS. E quero estender as minhas saudações a todos os profissionais de saúde que se esforçam para fazer o mesmo aqui no Brasil, apesar da irresponsabilidade do presidente da República e do ministro da Saúde”, disse.

O petista acrescentou que “está preparado” ser imunizado e parabenizou os pesquisadores dos institutos Butantan e Fiocruz que participaram do desenvolvimento das vacinas. “Elas representam nossa única saída nessa pandemia que vitimou milhares de brasileiros”, disse Lula.

Em acordo com o diretor Oliver Stone, as gravações foram interrompidas e Lula cancelou suas atividades. Segundo sua assessoria, ele se reuniu apenas com o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, o 1º secretário do Partido Comunista de Cuba, Raul Castro, o primeiro ministro de Cuba, Manuel Marrero, e com o chanceler Bruno Rodriguez.

Com informações da CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Bolsonaro fala em pagar quatro parcelas de R$ 250 na nova rodada do auxílio emergencial

Presidente já tinha citado 'três ou quatro parcelas', mas ainda não havia declarado valor. Pagamento pode voltar em março,...

Brasil bate recorde com 1.582 mortes por Covid-19 em 24h

Este é o segundo maior aumento diário em toda a pandemia; recorde aconteceu em julho de 2020. O Ministério da...

Polícia Federal deflagra Operação Reagente II em 4 municípios do Piauí

Estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, Picos, Arraial e Isaías Coelho, além...

Ingerir café todos os dias pode mudar a estrutura do seu cérebro, diz estudo

Pesquisa da Universidade de Basileia mostra mudança na massa cinzenta após 10 dias de consumo diário de cafeína. Sono...

Bolsonaro vai ao Congresso e apresenta projeto para vender os Correios

O projeto define o marco regulatório para o setor postal e possibilita a desestatização da empresa. O presidente da República,...

Raríssimo, pinguim-rei amarelo é fotografado em ilha do Atlântico Sul

O fotógrafo belga Yves Adams foi o responsável por capturar a imagem rara (talvez, única) de um pinguim-rei sem...

Posts Recomendados