A secretária Lorena Rocha Antunes informou ao Portal Cidade Luz que o público-alvo foi diretores, professores e auxiliares da educação básica.
A Prefeitura de Guadalupe, através da sua Secretaria de Educação está promovendo o Curso Autismo na Escola: “Estratégias e Inclusão”, cujo o objetivo de qualificar diretores, professores e auxiliares da educação básica no trato com crianças autistas.
O curso está sendo ministrado pelos professores da empresa DislexPi, no auditório da câmara municipal da cidade, nesta sexta-feira, 25, e segue até o dia 26, no turno manhã das 09h às 12h e tarde das 14 às 18.
A secretária Lorena Rocha informou que o publico foi divido em dois lugares, uma parte ficou na câmara de vereadores, envolvendo diretores e professores, do maternal ao 9º ano, e a outra parte, composta por auxiliares de classe ficaram no auditório da Escola Cedeg.
A equipe da DislexPi estava composta por Kennya Martins de Melo Sousa Cunha (Diretora da DislexPi), Joabe Martins de Mello Sousa Cunha (Administrador Dislexpi), e Adriana Nunes Vilanova (Psicóloga Analista de Comportamento).
A secretária Lorena Rocha estava acompanhada na abertura do evento da Coordenadora Geral da Educação , professora Silva Trajano e da professora e vereadora Hélvia Almeida.
Lorena justificou a ausência da prefeita Neidinha Lima, informando que ela tinha outra agenda, mas fez questão de agradecer o seu apoio na realização do evento, assim como, agradeceu também o presidente da câmara, vereador Jesse James que cedeu as instalações para a realização do curso.
A importância do acolhimento de crianças autistas por parte das escolas
Você sabia que a legislação brasileira garante a toda criança autista o ingresso em escola regular? É uma forma de integração do estudante à vida em sociedade e consta na Constituição Federal. Ou seja, a escola é obrigada a matricular qualquer criança ou adolescente com necessidades especiais.
O acesso a educação por crianças e adolescentes com autismo é assegurado por lei, a convivência dentro da escola é positiva e um direito.
Apesar dessa lei constitucional, não é nada fácil conseguir vagas para crianças autistas. Escolas municipais, estaduais e particulares alegam que têm dificuldades para adequá-las com as demais crianças. Pois é de responsabilidade dessas escolas assegurar a eles condições de acesso, aprendizagem e participação junto a todos os estudantes.
Os benefícios da inclusão
Alguns pais chamam as recusas de desculpas. Entre os motivos citam a falta de vagas para as crianças e até a falta de cuidadores em sala. Por outro lado, mesmo com toda esta dificuldade, vale o esforço em matricular. São muitos os benefícios de incluir os filhos autistas no sistema de ensino municipal ou estadual.
A criança autista matriculada apresenta melhoras em sua socialização, tanto na escola, quanto em casa. O aluno passa a tomar iniciativas e recebe um acolhimento pelos colegas de classe. Outro ponto importante é o aumento de autoestima, não só da criança autista como também da família.
É importante que os pais saibam a importância de se prepararem para esta fase da vida de seus filhos. Eles devem planejar e pesquisa sobre a melhor forma de inclusão escolar para o filho. E quanto antes esse processo de inclusão iniciar melhor será para a família e para a criança. A inclusão escolar é de extrema importância para o desenvolvimento de habilidades de crianças com autismo.
Direitos e Responsabilidade
Assim como devem ser respeitadas as leis de aceitação dessas crianças dentro da escola. Se não cumpridos esses deveres, as escolas podem ser denunciadas nas secretarias Municipal ou Estadual de Educação ou até mesmo na justiça. Os mesmos órgãos podem ser acionados se a escola não aceitar a matrícula da criança. E jamais devem cobrar algum serviço extra para receber um estudante com TEA.
O trabalho de socialização da criança autista deve ser feito em todos os espaços.
Confira as imagens