Em todo o Brasil, 34% informaram a mudança de legenda visando às eleições.
Cerca de 83 prefeitos do Piauí vão disputar a reeleição em 2024. Dos candidatos aptos ao pleito, 26 declararam ter mudado de partido para o processo eleitoral, representando 31% dos gestores.
Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com o estudo o “A intenção de reeleição nas prefeituras em 2024”. Em todo o Brasil, 34% informaram a mudança de legenda visando às eleições.
Dentre os estados do Nordeste, o Piauí é o segundo em quantidade de prefeitos, que concorrerão ao processo eleitoral, atrás apenas do estado da Bahia, com 164 gestores na disputa pela renovação do mandato. Apenas sete prefeitos piauienses abdicaram da reeleição.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, explicou que no país apenas 7,8% não participarão das eleições por diversos motivos, principalmente a falta de interesse. O estado do Rio Grande do Sul é o com o menor percentual de prefeitos que decidiram se candidatar.
“A região com maior possibilidade de reeleição é o Centro-Oeste, em que 91% responderam que vão concorrer. Na região Norte, 98% vão concorrer. A região Sul apresentou o menor número de intenção, só 80%, quase 20% a menos em relação a Norte e Centro-Oeste”, relatou.
Questionário
Os prefeitos responderam a um questionário de múltipla escolha para avaliar os principais meios de campanha eleitoral que trazem os melhores resultados. Para 96% dos prefeitos, as redes sociais particulares são os principais mecanismos de divulgação.
Aos 82% dos gestores, o apoio político de autoridades estaduais e federais é fundamental. A divulgação corpo a corpo, com o contato direto, foi escolhida por 78% dos entrevistados; e os comícios, por 59%.