A visão de longo prazo da Neuralink é estabelecer uma “relação simbiótica” entre humanos e inteligência artificial.
O magnata bilionário Elon Musk, conhecido por suas empresas como Tesla e SpaceX, revelou através do X (antigo Twitter) que o primeiro ser humano já recebeu um implante cerebral da Neuralink. De acordo com ele, o paciente está se “recuperando bem”.
“O primeiro ser humano recebeu um implante da Neuralink ontem e está se recuperando bem. Os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos de neurônios”, disse ele, em publicação nesta segunda-feira (29).
A Neuralink, uma empresa de neurotecnologia fundada por Musk, obteve autorização da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) em maio de 2023 para realizar seu primeiro estudo clínico em humanos. Esses testes envolvem a implantação de um dispositivo cerebral em cobaias humanas, com a esperança de que no futuro condições como paralisia e cegueira possam ser tratadas. A autorização foi concedida apesar de investigações em curso nos EUA relacionadas a incidentes envolvendo experimentos com animais na empresa.
Em junho de 2023, Musk anunciou que a Neuralink estava próxima de iniciar os primeiros testes com humanos, visando conectar o cérebro humano aos computadores.
A visão de longo prazo da Neuralink é estabelecer uma “relação simbiótica” entre humanos e inteligência artificial, potencialmente aproximando o pensamento humano da tecnologia computacional, de acordo com Musk. No entanto, mesmo que a Neuralink prove que seu dispositivo é seguro para uso em humanos, especialistas estimam que ainda levará anos, possivelmente mais de uma década, para obter autorização para uso comercial.
A empresa enfrenta concorrência de outras empresas de neurotecnologia que já implantaram dispositivos semelhantes em seres humanos. A Synchron, por exemplo, foi a primeira a realizar implantes cerebrais em humanos, utilizando catéteres em vez de cirurgias.
Com informações de O Globo.