Elon Musk anuncia primeiro implante cerebral da Neuralink em ser humano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A visão de longo prazo da Neuralink é estabelecer uma “relação simbiótica” entre humanos e inteligência artificial.

O magnata bilionário Elon Musk, conhecido por suas empresas como Tesla e SpaceX, revelou através do X (antigo Twitter) que o primeiro ser humano já recebeu um implante cerebral da Neuralink. De acordo com ele, o paciente está se “recuperando bem”.

“O primeiro ser humano recebeu um implante da Neuralink ontem e está se recuperando bem. Os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos de neurônios”, disse ele, em publicação nesta segunda-feira (29).

A Neuralink, uma empresa de neurotecnologia fundada por Musk, obteve autorização da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) em maio de 2023 para realizar seu primeiro estudo clínico em humanos. Esses testes envolvem a implantação de um dispositivo cerebral em cobaias humanas, com a esperança de que no futuro condições como paralisia e cegueira possam ser tratadas. A autorização foi concedida apesar de investigações em curso nos EUA relacionadas a incidentes envolvendo experimentos com animais na empresa.

Em junho de 2023, Musk anunciou que a Neuralink estava próxima de iniciar os primeiros testes com humanos, visando conectar o cérebro humano aos computadores.

A visão de longo prazo da Neuralink é estabelecer uma “relação simbiótica” entre humanos e inteligência artificial, potencialmente aproximando o pensamento humano da tecnologia computacional, de acordo com Musk. No entanto, mesmo que a Neuralink prove que seu dispositivo é seguro para uso em humanos, especialistas estimam que ainda levará anos, possivelmente mais de uma década, para obter autorização para uso comercial.

A empresa enfrenta concorrência de outras empresas de neurotecnologia que já implantaram dispositivos semelhantes em seres humanos. A Synchron, por exemplo, foi a primeira a realizar implantes cerebrais em humanos, utilizando catéteres em vez de cirurgias.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeitura de Floriano e Sebrae iniciam a 2ª etapa de capacitação dos permissionários do Mercado Público Central

A capacitação está sendo realizada de acordo com as áreas de vendas no mercado. A Prefeitura de Floriano, por...

Polícia Federal prende deputado estadual do PL no Espírito Santo

Capitão Assunção foi um dos líderes da greve dos PMs em seu estado em 2017 A Polícia Federal (PF) prendeu,...

Transferências via DOC e TEC deixarão de existir a partir desta quinta-feira (29)

Modalidades de transferências perderam popularidade após implementação do PIX A transferência bancária DOC (Documento de Ordem de Crédito) deixará de...

Pastor Silas Malafaia na mira da PF: origem do dinheiro que financiou ato de Bolsonaro será investigada

Avaliação de fonte ligada à CBN é de que Bolsonaro, para evitar ser preso em ato na Avenida Paulista,...
spot_img

Após sofrer ameaças de morte, Guilherme Boulos troca Celta por carro blindado

Um dos autores das ameaças faz parte das forças de segurança estaduais O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de...

Prefeito Júnior Nato visita escolas que foram reformadas na zona rural de Jerumenha

As escolas Pedro Damas de Sousa, em Artur Passos, e Petrônio Portella, na localidade de Extrema, foram beneficiadas com...
spot_img

Posts Recomendados