Em pleno Domingo de Ramos, Papa pede “trégua de Páscoa” para “alcançar a paz” na Ucrânia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Francisco condenou a “loucura da guerra” enquanto conduzia as celebrações da data na Praça de São Pedro; ele lembrou das mães “que choram a morte injusta de maridos e filhos”.

O papa Francisco pediu uma trégua de Páscoa na Ucrânia e condenou a “loucura da guerra” enquanto conduzia os cultos do Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, diante de uma audiência de dezenas de milhares de pessoas.

Ele também pediu negociações para encontrar uma solução para o conflito. Em uma aparente referência à Rússia, ele disse: “Que tipo de vitória seria aquela que coloca uma bandeira em um monte de escombros?”

Francisco falou no final de uma missa do Domingo de Ramos, a primeira desde 2019 em que o público foi autorizado a voltar à praça após dois anos de serviços reduzidos por causa das restrições da Covid-19.

Alguns na multidão colocaram pequenas bandeiras ucranianas na ponta de ramos de oliveira e uma mulher que leu uma das orações perto do altar estava vestida com as cores azul e amarela da bandeira.

Papa Francisco celebra a Missa do Domingo de Ramos na Praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo (10). — Foto: Gregorio Borgia/AP

“Baixem as armas! Que comece uma trégua de Páscoa. Mas não para rearmar e retomar o combate, mas uma trégua para alcançar a paz por meio de negociações reais abertas a alguns sacrifícios pelo bem do povo”, disse Francisco.

Francisco evocou anteriormente os horrores da guerra em sua homilia, falando de “mães que choram a morte injusta de maridos e filhos (…) refugiados que fogem das bombas com crianças nos braços (…) jovens privados de futuro (…) soldados enviados para matar seus irmãos e irmãs.”

Desde o início da guerra, Francisco só mencionou a Rússia especificamente em orações, como durante um evento global pela paz em 25 de março. Mas, neste domingo, ele se referiu à Rússia usando termos como invasão e agressão.

Moscou chama a ação que lançou em 24 de fevereiro de uma “operação militar especial” projetada não para ocupar território, mas para desmilitarizar e “desnazificar” o país vizinho. Francisco já rejeitou essa terminologia, chamando-a de guerra.

Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos comemora o dia em que o Evangelho diz que Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento e foi saudado pelo povo – ele foi crucificado cinco dias depois.

Ele marca o início da Semana Santa que antecede o Domingo de Páscoa na Igreja Católica Romana em 17 de abril deste ano. A Ucrânia é predominantemente ortodoxa. Os cristãos ortodoxos celebram a Páscoa uma semana depois, em 24 de abril.

Uma crise de dor no joelho forçou Francisco, de 85 anos, a pular a tradicional procissão do obelisco no centro da praça até o altar nos degraus da Basílica de São Pedro.

Em vez disso, ele assistiu sentado no altar, para onde foi levado em um carro pequeno. Mais tarde, ele mancou enquanto rezava a missa.

Philip Pullellada Reuters

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Professores e famílias devem estar engajados no combate ao racismo

Escola deveria ser lugar de transformação de cultura, diz especialista Em abril, casos de racismo em escolas de elite ganharam...

Bebê de quatro meses entra em coma alcoólico por causa de mamadeira com vinho

A avó da criança se confundiu ao preparar a mamadeira. As autoridades consideram o incidente como um acidente doméstico. Um...

Júnior Nato lidera em todos os cenários, na espontânea, estimulada e tem aprovação de 89,04%, aponta pesquisa realizada em Jerumenha pelo Datamax

O instituto ouviu 301 eleitores no período de 23 a 24 de abril nas zonas rural e urbana do...

Alexandre de Moraes suspende lei que concedia autonomia a clubes de tiro

Ministro atendeu a pedido apresentado pelo PT, que questionou uma lei municipal de Ribeirão Preto (SP). O ministro Alexandre de...
spot_img

Metrô de Teresina vai funcionar gratuitamente nos fins de semana que antecedem o Dia das Mães

Segundo a empresa que administra o serviço, o horário de funcionamento será das 7h às 13h30. O metrô de Teresina...

Unidades Básicas de Saúde de Floriano recebem novas câmaras frias

A secretária de saúde, Caroline Reis, destacou a importância dos novos equipamentos para o bom funcionamento dos serviços de...
spot_img

Posts Recomendados