Em Teresina, nível do rio Poti aumenta em mais de 30% em 24h; rio Parnaíba sobe 13%

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Apesar do aumento no nível, os dois rios estão distantes da cota de atenção, que indica possibilidade moderada de ocorrência de inundação.

O nível dos rios Poti e Parnaíba aumentou na últimas 24h nas proximidades de Teresina. É o que revelam os dados do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE), plataforma do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Entre as 5h15 deste domingo (19) e o mesmo horário desta segunda-feira (20), o nível do rio Poti subiu de 284,0 cm para 373,0 cm, uma alta de 31% em 24h.

O acompanhamento hidrológico do CPRM apontou ainda que entre as 6h45 do domingo e o mesmo horário nesta segunda-feira, o nível do Parnaíba também subiu, de 362,0 cm para 410,0 cm. Um aumento de 13%. Embora os dois rios tenham registrado aumento em seus nível, ambos estão longe da cota de atenção – que demonstra possibilidade moderada de ocorrência de inundação – que é de 800 cm.

Rio Parnaíba, em Teresina — Foto: Marcos Teixeira/TV Clube

O nível do Velho Monge tende a aumentar nos próximos dias, por dois motivos: o aumento das precipitações pluviométricas, sobretudo no sul do Estado, e também devido ao aumento na vazão da Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe. A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) está aumentando gradativamente a vazão da Barragem de Boa Esperança desde a última sexta-feira (17). A medida será adotada diante da previsão de chuvas e da necessidade de observação do volume de espera para o reservatório.

Segundo a Companhia, a vazão de saída terá o patamar de 1.000 metros cúbicos por segundo (m³/s), devendo permanecer até nova avaliação da situação. No dia 15 de janeiro, o volume útil do reservatório encontrava-se em 52,22%, já no dia 16 de janeiro, o volume já tinha subido para 60.94%. A Chesf destacou que o período úmido iniciou no mês de novembro de 2024 e se estende até início de maio nas bacias hidrológicas do Nordeste, e a prática desta elevação consiste em procedimento normal para o período chuvoso.

Os alertas hidrológicos

Os Sistemas de Alerta Hidrológico entram em operação sempre que o nível dos rios em cidades monitoradas ultrapassa a chamada “cota de alerta”. A partir daí, o SGB passa a emitir os boletins de alerta hidrológico e segue com o monitoramento durante todo o período em que os níveis dos rios se mantêm acima dos padrões de normalidade.

Todos os boletins publicados – assim como dados atualizados de chuva e níveis de rios, cotas de referência e outras importantes informações sobre as bacias monitoradas – encontram-se disponibilizados na plataforma dos Sistemas, disponível aqui.

Nos comunicados, o SGB informa sobre os impactos associados aos níveis dos rios, por meio das chamadas “cotas de referência”:

•Cota de Atenção: possibilidade moderada de ocorrência de inundação;

•Cota de Alerta: possibilidade elevada de ocorrência de inundação;

•Cota de Inundação: primeiros danos podem ser observados no município;

•Cota de Inundação Severa: danos severos ao município.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

Parceria visa garantir resolução que proíbe comercialização dos vapes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público...

Defesa de Bolsonaro alerta para risco de queda e morte na cadeia

Após divulgação do laudo médico de que o ex-presidente Jair Bolsonaro pode seguir preso na Papudinha, os advogados dele...

Lula diz que eleição será guerra e que “Lulinha paz e amor” não existe mais

Presidente pediu combate às fake news ao discursar neste sábado (7) em evento de aniversário de 46 anos do...

INSS promove mutirão para diminuir tempo de espera por perícia e BPC

Agências do INSS funcionaram hoje em 15 estados e vão abrir neste domingo (8). O INSS faz neste fim de...
spot_img

Entrada no Bolsa Família aumenta em 11,2% chance de saída da insegurança alimentar

Estudo do MDS, com base nos dados da Triagem para Risco de Insegurança Alimentar, aponta ainda que a probabilidade...

Prefeitura de Guadalupe cancela atrações deste sábado do Guadafolia em respeito à família enlutada

A Prefeitura de Guadalupe anunciou, na manhã deste sábado (7), o cancelamento da programação do Guadafolia 2026 prevista para...
spot_img

Posts Recomendados