Especialistas do HU-UFPI orientam sobre cuidados com a saúde dos olhos no B-R-O BRÓ

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O período compreende entre os meses de setembro a dezembro com temperaturas que chegam em média a 40º

Com a proximidade do “B-r-o Bró, período de intenso calor no Piauí, o mais quente no estado, que ocorre de setembro a dezembro com temperaturas que chegam em média a 40º, especialistas do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí chamam a atenção para os cuidados especiais com a saúde dos olhos, em especial com o “olho seco”.

Especialistas do HU-UFPI orientam sobre cuidados com a saúde dos olhos no B-R-O BRÓ

A oftalmologista Nayana Braga explica que a síndrome do olho seco consiste na alteração na produção ou na qualidade da lágrima que produz ressecamento da superfície ocular e sintomas de irritação (dor e ardor), olho vermelho e até diminuição da qualidade da visão.

“O olho seco é um conjunto de sintomas que a pessoa tem irritação, vermelhidão decorrentes da superfície ocular estar com a quantidade de lágrima ou a qualidade da lágrima ineficiente, então, as pessoas costumam sentir muitos esses sintomas específicos e que traz alteração na qualidade de vida e da quantidade de visão daquela pessoa”, explica a médica.

Segundo ela, os mais idosos, alérgicos, mulheres, quem já realizou cirurgia ocular, usuários de lente de contato, pacientes com doenças reumatológicas, tabagismo, exposição à ar-condicionado e à luz azul são os mais afetados.

“Por questões climáticas, é muito comum alguns casos de olho seco, nesse período. A hidratação, o uso de lubrificantes, ajudam muito a combater o problema, diz o oftalmologista do HU-UFPI, Clóvis Correia. O B-R-O-Bró é um período de poucas chuvas e clima mais seco, o que pode piorar os sintomas.

De acordo com ele, a instituição faz o acompanhamento de muitos pacientes que têm problemas de olho seco, tanto por uma questão climática, como por problemas de saúde de outras causas.

“Além da questão do olho seco, a exposição sem a proteção devida do sol, no B-R-0-Bró, devido ao calor e ao excesso de radiação ultravioleta, pode também acelerar a formação de catarata e a questão das lesões maculares para quem tem predisposição ao desenvolvimento de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) que é uma doença que potencialmente pode levar a baixa visão e até a cegueira, geralmente após os 40, 50 anos”, explica a oftalmologista, Nayana.

Medidas de Prevenção

Como medidas de prevenção, nesse período, ela orienta usar proteção como bonés, chapéus e óculos com proteção ultravioleta. E a cada período longo de exposição das telas, dar pausa, usar colírio lubrificante, evitar ar-condicionado e ventilador, em excesso, e poeira para poder melhorar o ressecamento dos olhos.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Plantação com 90 mil pés de maconha é encontrada pela polícia no Sul do Piauí

Segundo a Polícia Militar, a plantação de maconha era distribuída em uma propriedade com duas áreas de plantio em...

Fernando Haddad celebra reoneração da folha: “custou mais de R$ 200 bilhões”

Ministro lembrou que foram mais de 10 anos para rever a medida. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou nesta...

Governo cria Sala de Situação para Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Piauí

Nova estrutura visa fortalecer as ações de prevenção e resposta rápida a incêndios. Para enfrentar a crescente ameaça de incêndios florestais, especialmente...

Diabetes: nova injeção de insulina semanal é tão eficaz quanto a diária; médico explica como ela funciona

Em fase final de estudos, a insulina do laboratório Eli Lilly mostrou ter o mesmo controle e o grau...
spot_img

Correios confirmam concurso com 3,4 mil vagas e salários de até R$ 6,8 mil

Os editais serão publicados em setembro e as contratações devem começar ainda neste ano, segundo estatal. Os Correios anunciaram que...

Câmara aprova projeto que aumenta pena por feminicídio que pode chegar até 40 anos

Lei atual prevê detenção de 12 a 30 anos para crimes de feminicídio; projeto estabelece penas entre 20 e...
spot_img

Posts Recomendados