Especialistas explicam se beber dá vontade de fumar? Saiba se o álcool é gatilho para o cigarro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Especialistas ouvidos pela reportagem dizem que sim, e que o álcool pode ser um obstáculo para quem está no processo de interromper hábito de fumar.

Mito ou verdade: o consumo de bebida alcoólica pode despertar a vontade de fumar em tabagistas ou ex-fumantes? Especialistas ouvidos pelo g1 dizem que sim, e que, apesar de haver uma explicação química para a relação, este desejo é baseado, em parte, em uma “ilusão”.

“Essa é uma sensação que existe, mas é uma ilusão, uma fantasia. É possível contornar. O paciente acaba associando as sensações de prazer com algumas situações da vida: como fumar enquanto consome bebida alcoólica, fumar no intervalo do trabalho, depois do almoço, enquanto está dirigindo, depois de tomar café e etc”, afirmou a cardiologista Jaqueline Scholz, que é diretora do Programa de Tratamento de Tabagismo do Hospital Encore.

Basicamente, segundo especialistas, existem duas explicações para o consumo de uma droga “aumentar o desejo pela outra”. A primeira é o “hábito associativo”, onde o fumante cria uma relação entre o tabaco e o álcool. A outra química, já que o álcool potencializa a metabolização da nicotina.

“Existe a explicação de associação de estímulos, onde sinais ligados ao uso de uma droga podem desencadear o desejo pela outra, especialmente se ambas foram consumidas simultaneamente em situações semelhantes no passado. Além disso, o álcool e a nicotina potencializam os efeitos reforçadores um do outro”, afirmou Felipe Ornell, pesquisador do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas De Porto Alegre.

Dia Mundial Sem Tabaco – EU Atleta — Foto: Istock Getty Images

Álcool pode ser obstáculo

O consumo de álcool pode ser ainda um obstáculo para quem está no processo de interromper o hábito de fumar.

“O álcool pode dificultar a tentativa de parar de fumar, aumentando a vontade e tornando mais complicado resistir ao desejo de fumar. Isso é especialmente importante para quem está em processo de abstinência, interrompendo o consumo. É conhecido que o álcool interfere em processos psicológicos fundamentais, afetando o julgamento crítico e a capacidade de controlar impulsos”, disse Ornell.

Por Matheus Rodrigues – G1

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Jesse James reforça compromisso com políticas públicas para Guadalupe no evento Pactos pelo Piauí

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito eleito de Guadalupe, Jesse James, participou, nessa quinta-feira (21), do evento...

Guadalupe recebe 3 mil mudas frutíferas do Pro Piauí Verde para ações de plantio e distribuição comunitária

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã da última quarta-feira, 20 de novembro, a Prefeitura Municipal de Guadalupe,...

Rafael Fonteles e Wellington Dias fazem 1ª reunião institucional com mais de 200 prefeitos do Piauí

O evento busca consolidar uma rede de parcerias e fortalecer a cooperação institucional para enfrentar desafios e implementar políticas...

Fingers e novo pátio de aeronaves do Aeroporto de Teresina já estão em funcionamento

As obras do Aeroporto de Teresina (THE) seguem a todo vapor e em fase de finalização. A solenidade de...
spot_img

Rádio faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira, diz pesquisa

Estudo Inside Audio 2024 feito pela Kantar IBOPE Media aponta que 69% dos ouvintes gostam de se conectar ao...

Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29 de novembro

Com a adesão ao Edital PGDAU nº 7/2024 da PGFN, empresas podem ter descontos de até 100% em juros...
spot_img

Posts Recomendados