Ethereum: a história da segunda cripto mais valiosa do mundo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Além de ser uma blockchain, Ethereum é uma plataforma programável para a criação de aplicativos descentralizados.

Ethereum é uma moeda digital única, também chamada de criptomoeda. Ou seja, é uma forma de troca que existe somente on-line, sendo que a Ethereum está entre as criptomoedas mais populares, perdendo somente para o Bitcoin desde outubro de 2021. Já o Bitcoin, por sua vez, se tornou sinônimo de criptomoeda.

Ele é motivo de muitas controvérsias, desde pessoas que acreditam ser o futuro de todo o dinheiro, até pessoas que acreditam ser apenas uma bolha imaginária. Então, como o Ethereum funciona?

O que é Ethereum?

Ethereum é apenas uma entre milhares de criptomoedas que surgiram nos últimos anos. Assim, essa nasceu de um grupo de 8 pessoas, estreando em 2015. A plataforma, ou a criptomoeda, é chamada de Ethereum , enquanto a unidade é chamada de ether. Por exemplo, 17 ether.

Dessa forma, Ethereum opera em uma rede descentralizada, ou livro-razão compartilhado e imutável chamado blockchain. Basicamente, blockchain é como um extrato de todas as transações que já ocorreram em uma criptomoeda. Assim, computadores da rede verificam as transações e garantem a integridade dos dados.

Logo, essa rede descentralizada é um dos atrativos do Ethereum e de outras criptomoedas. Isso porque, usuários podem fazer câmbio sem a necessidade de um intermediário, como um banco, o que significa que o câmbio é praticamente anônimo.

O que o Ethereum faz?

Ethereum pode fazer uma série de funções, a primeira sendo de criptomoeda. Logo, você pode comprar e vender bens e serviços desde que a criptomoeda seja aceita como pagamento.

Em algumas plataformas, como Coinbase, você pode até guardar suas moedas em uma carteira digital, tornando-as menos suscetíveis a hackers, em teoria.

Você também pode realizar contratos digitais, aplicativos digitais, NFTs e finanças descentralizadas. No último caso, as pessoas podem evitar um controle centralizado, como de um governo, sobre seu dinheiro e outros bens.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

Número supera resultado de 2024, com 4,1 milhões de empresas criadas. O Brasil abriu 4,6 milhões de novos pequenos negócios...

Irmãs piauienses Raiza e Cris chegam à semifinal do The Voice Brasil 2025

As irmãs piauienses Raiza, 25 anos, e Cris, 23, conquistaram uma vaga na semifinal do The Voice Brasil 2025....

Guadalupe novamente se destaca no Piauí com nova certificação Ouro da Sala do Empreendedor

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Guadalupe alcançou mais um marco em sua trajetória...

Idosos podem ter Inclusão Digital como direito, diz proposta do senador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 4.792/2023, que propõe inserir a inclusão digital como um...
spot_img

Energia solar: justiça notifica SEFAZ e Equatorial para pararem de cobrar ICMS após denúncia de consumidores

Justiça derrubou também o ICMS cobrado pelo uso do sistema elétrico, alegando que quem o utiliza é mesmo consumidor...

Guadalupe registra mais de 100 gestantes atendidas em 2025 com a ampliação do Projeto Mamãe Bebê

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou...
spot_img

Posts Recomendados