Ethereum: a história da segunda cripto mais valiosa do mundo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Além de ser uma blockchain, Ethereum é uma plataforma programável para a criação de aplicativos descentralizados.

Ethereum é uma moeda digital única, também chamada de criptomoeda. Ou seja, é uma forma de troca que existe somente on-line, sendo que a Ethereum está entre as criptomoedas mais populares, perdendo somente para o Bitcoin desde outubro de 2021. Já o Bitcoin, por sua vez, se tornou sinônimo de criptomoeda.

Ele é motivo de muitas controvérsias, desde pessoas que acreditam ser o futuro de todo o dinheiro, até pessoas que acreditam ser apenas uma bolha imaginária. Então, como o Ethereum funciona?

O que é Ethereum?

Ethereum é apenas uma entre milhares de criptomoedas que surgiram nos últimos anos. Assim, essa nasceu de um grupo de 8 pessoas, estreando em 2015. A plataforma, ou a criptomoeda, é chamada de Ethereum , enquanto a unidade é chamada de ether. Por exemplo, 17 ether.

Dessa forma, Ethereum opera em uma rede descentralizada, ou livro-razão compartilhado e imutável chamado blockchain. Basicamente, blockchain é como um extrato de todas as transações que já ocorreram em uma criptomoeda. Assim, computadores da rede verificam as transações e garantem a integridade dos dados.

Logo, essa rede descentralizada é um dos atrativos do Ethereum e de outras criptomoedas. Isso porque, usuários podem fazer câmbio sem a necessidade de um intermediário, como um banco, o que significa que o câmbio é praticamente anônimo.

O que o Ethereum faz?

Ethereum pode fazer uma série de funções, a primeira sendo de criptomoeda. Logo, você pode comprar e vender bens e serviços desde que a criptomoeda seja aceita como pagamento.

Em algumas plataformas, como Coinbase, você pode até guardar suas moedas em uma carteira digital, tornando-as menos suscetíveis a hackers, em teoria.

Você também pode realizar contratos digitais, aplicativos digitais, NFTs e finanças descentralizadas. No último caso, as pessoas podem evitar um controle centralizado, como de um governo, sobre seu dinheiro e outros bens.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí fortalece rede de saúde mental com atendimento humanizado e acesso facilitado

Serviços públicos oferecem suporte integral, incluindo CAPS, Residências Terapêuticas e canal telefônico gratuito para apoio psicológico O Governo do Estado...

Senador Ciro Nogueira participa do Dia de Campo da Fazenda Progresso e destaca importância do agronegócio

Senador reforça compromisso com o agronegócio e destaca o evento como espaço de diálogo entre políticos, produtores e empresários...

Bom Jesus no Piauí tem estado de emergência decretado pelo Governo Federal

Com o reconhecimento federal, o município terá acesso a recursos para ações emergenciais e atendimento à população afetada pelas...

Papa Leão XIV apela para que os Jogos de Inverno sejam um momento de promoção da paz

Agentes do serviço de imigração dos EUA irão atuar na segurança da delegação norte-americana durante os Jogos Olímpicos de...
spot_img

Bolsa Atleta: interessados têm até 6 de fevereiro para fazer inscrição

Benefício varia entre R$ 410 a R$ 16.629 As inscrições para o programa Bolsa Atleta 2026 se encerram dia 6...

Veja como checar dados oficiais sobre a saúde financeira do seu banco

Saber identificar fake news é fundamental para proteger o dinheiro Com a liquidação de instituições financeiras pelo Banco Central (BC)...
spot_img

Posts Recomendados