Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Fiocruz alerta para tendência de aumento de casos de síndrome respiratória no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Boletim InfoGripe cita o Piauí entre os 12 estados com tendência de aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave.

O Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta sexta-feira (18), reforça o crescimento dos casos de Covid-19, que já corresponde a 47% dos resultados positivos para vírus respiratórios nas últimas quatro semanas.

Os dados indicam crescimento dos casos positivos para Sars-CoV-2 (vírus causador da Covid-19), especialmente na população adulta.

Fiocruz alerta para tendência de aumento de casos de síndrome respiratória no Piauí

Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os registros com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 10,3% para influenza A; 0,3% para influenza B; 24,2% para vírus sincicial respiratório (VSR); e 47% Sars-CoV-2. Entre os óbitos, a presença dos mesmos vírus entre os positivos foi de 4,1% para influenza A; 0,0% para influenza B; 1,4% para VSR; e 83,6% Sars-CoV-2.

Segundo o boletim, o Piauí e outras 11 unidades federativas apresentam tendência de aumento moderado de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG): Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Nesse contexto, o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) emitiu uma nota recomendando o uso de máscara em ambientes fechados.

“Recomenda-se a adoção das seguintes medidas, dentre outras que possam contribuir para evitar o contágio: uso de máscara de proteção facial, principalmente em ambientes fechados; higiene constante das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel (70%); evitar ambientes com aglomerações de pessoas”, menciona a nota divulgada pelo CRM-PI.

As recomendações foram reforçadas pela Fiocruz, que citou ainda a vacinação como “melhor medida de proteção individual e coletiva contra a Covid-19”.

“As pessoas devem buscar completar o seu esquema vacinal, incluindo a segunda dose de reforço já recomendada para todos os maiores de 18 anos. Quem testar positivo para Covid-19, deve aguardar 30 dias a partir do início dos sintomas para receber a dose de reforço”, declarou a Fiocruz.

Com informações da Fiocruz

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Nova proposta defende cota de trabalho para quem já cumpriu pena no Piauí

A expectativa é que a Secretaria de Segurança incorpore o projeto-piloto. O Ministério Público do Trabalho se reuniu com representantes...

STF forma maioria para condenar mulher que pichou estátua da Corte com batom

A cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos depredou um monumento utilizando uma frase dita pelo ministro Barroso após as eleições...

Prefeito Jesse James e equipe de saúde de Guadalupe participam de evento da Sesapi que discute avanços no SUS

Por Gleison Fernandes. A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, nos dias 24 e 25 de abril, o Encontro...

Sefaz assina carta de intenção com o Sebrae em busca de soluções inovadoras

Iniciativa quer conectar a Sefaz a startups para resolver desafios e melhorar a gestão pública. A Secretaria da Fazenda (Sefaz)...
spot_img

Velório do médico Lasaro Laignier será em Altamira, no Pará

O médico foi encontrado morto no início da noite dessa quinta-feira (24), em sua chácara na localidade Bem Quer. O...

Alexandre Padilha aplica doses de vacinas contra Covid-19 e Influenza em Wellington Dias

Ministros reforçam campanha de vacinação com aplicação simbólica de doses A Esplanada dos Ministérios reforça movimento por adesões a vacinação....
spot_img

Posts Recomendados