Fontes dizem que a decisão de criticar eleição na Venezuela partiu do presidente Lula

-

Governo brasileiro emitiu nota manifestando preocupação com o processo eleitoral no país

A decisão de criticar o processo eleitoral da Venezuela foi do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informaram à CNN fontes diplomáticas. “O presidente é o chefe e se engaja. Como em toda decisão internacional importante”, afirmou um diplomata com conhecimento do assunto.

Em nota divulgada pelo Itamaraty, o Brasil fez reparos hoje, pela primeira vez, ao processo eleitoral na Venezuela depois que a candidata Corina Yoris não conseguiu registrar sua candidatura no sistema antes do fim do prazo.

Foto: Gsutavo Moreno/AP

Yoris é a indicada pela Plataforma Unitária, força política de oposição de Maria Corina Machado, oposicionista perseguida pelo governo de Nicolas Maduro, que também não pode se candidatar.

“Esgotado o prazo de registro de candidaturas para as eleições venezuelanas na noite de 25/3, o governo brasileiro acompanha com expectativa e preocupação o processo eleitoral naquele país”, diz a nota do Itamaraty.

O texto segue acrescentando que o impedimento do registro da candidatura da oposicionista “não é compatível com o acordo de Barbados” e “não foi até o momento objeto de qualquer explicação oficial”.

Fontes diplomáticas lembram que o Brasil é signatário do Acordo de Barbados, a pedido das partes. Pelo acordo, os Estados Unidos levantam sanções contra a Venezuela, que se compromete com eleições livres.

O governo de Nicolas Maduro reagiu à nota brasileira a qual chamou de “cinzenta e intervencionista”. Os venezuelanos disseram que o documento “redigido por funcionários da chancelaria brasileira, parecia ter sido ditado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos”.

Fontes do Itamaraty, no entanto, rebatem essa versão e dizem que o presidente Lula acompanhou todo o processo de decisão de divulgação da nota. É uma mudança de postura do Brasil, já que Lula recentemente criticou a oposição na Venezuela e disse que as eleições no país “mereciam a presunção da inocência”.

Pesquisas de opinião demonstram que a posição do Brasil em apoiar Maduro ou Vladimir Putin, da Rússia, afetam a popularidade do presidente Lula e de seu governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Ciro Nogueira marca agenda entregando obras nas áreas da saúde, educação e esporte

“Em mais uma agenda pelo meu amado Piauí, tive o privilégio de entregar obras e participar de algumas inaugurações,...

Pesquisa Meio/Ideia: Flávio tem 45,3%, e Lula, 44,7% no 2º turno

Foram ouvidas 1.500 pessoas em todo o país entre os dias 1 e 5 de maio. A margem de...

Vendas de veículos novos avançam no Brasil e batem recorde para o período desde 2013

O Brasil registrou a venda de 1.734.599 veículos novos nos quatro primeiros meses de 2026, maior volume para o...

Associação pede ao STF anulação de votação do Senado que barrou Jorge Messias

A Associação Civitas para Cidadania e Cultura acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a anulação da sessão...

Polícia Civil investiga denúncia de abuso contra criança de 9 anos em escola da rede municipal de Floriano

A Polícia Civil do Piauí investiga uma denúncia de abuso sexual envolvendo uma criança de 9 anos em uma...

Candidatos já podem consultar resultado preliminar do concurso da Sesapi

A lista completa está disponível no Diário Oficial do Estado do Piauí e no site da Fundação Carlos Chagas. O...

Ministério Público recomenda exonerações e fim de nepotismo em cidade no interior do Piauí

Também foi verificada a nomeação de secretários municipais sem...

Você também pode gostar
Recomendado para você