Funcionários fazem vaquinha para comprar gás em escola municipal de Teresina

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na quinta-feira (11), os profissionais gravaram um vídeo denunciando o descaso e cobrando que o problema seja solucionado.

Professores e funcionários da Escola Municipal Moaci Madeira Campos, localizada no bairro Santa Sofia, zona Norte de Teresina, precisaram fazer uma vaquinha para comprar o gás de cozinha usado para preparar a merenda escolar de mais de mil alunos. Na quinta-feira (11), os profissionais gravaram um vídeo denunciando o descaso e cobrando que o problema seja solucionado o quanto antes pela Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Foto: Assis Fernandes

Uma professora da unidade relatou que a escola passou por uma reforma em 2019, quando foi instalado gás canalizado. Contudo, em maio deste ano, foi constatado um vazamento, o que impediu que os fogões fossem utilizados por três semanas.

“Enquanto isso, os alunos ficaram lanchando suco com biscoito porque o gás ainda não tinha sido resolvido, apesar da equipe da Semec ter ido ao local. Três semanas depois, a escola recebeu um botijão de 13 kg, mas toda vez que acaba a gente precisa ligar para a secretaria e eles demoram para resolver. Da última vez, conversamos com a vizinha, que é avó de aluno, para emprestar o gás dela para que pudéssemos terminar o lanche. Ontem, novamente, precisamos do gás, mas como ela não estava em casa, fizemos uma vaquinha para comprar, uma vez que já tinha iniciado o cozimento e não poderia parar senão estragaria”, relatou a professora.

Ieda Maria Alves da Silva, é auxiliar administrativa e vizinha da escola. Foi ela quem emprestou sua cozinha para que o lanche das crianças pudesse ser feito. Com duas crianças estudando na unidade, um neto e uma sobrinha, ela comenta que aceitou ceder seu gás de cozinha pensando no bem estar das crianças.
“Eu sempre empresto para a escola, este ano com mais frequência, depois que essa nova gestão entrou. Faço isso pelas crianças, porque elas precisam. Os meus chegaram reclamando, dizendo que só estavam comendo biscoito e suco”, conta.

Foto: Assis Fernandes

A dona de casa Joseana Débora da Silva Sena, é mãe de um aluno que possui transtorno do espectro autista e relata o descaso que os estudantes estão passando com a falta de atenção por parte do poder público. Segundo ela, a falta de alimentação afeta diretamente o aprendizado dos estudantes.
“É muito triste essa situação, pois muitas crianças saem de casa pouco alimentadas, justamente porque em casa não tem, ai se alimentam apenas com suco e biscoito? Isso prejudica até o aprendizado. Espero que isso se resolva, porque as crianças precisam. Elas estão contando com esse alimento. Vizinho tendo que emprestar botijão, professores e diretores tendo que fazer vaquinha para suprir essa necessidade, isso é triste. É uma necessidade e urgência”, finaliza.

Contraponto

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) informou que as unidades de ensino solicitam a troca do gás diretamente com o fornecedor, de acordo com suas necessidades. No caso desta escola, o gás já estava agendado e chegou ainda na quinta-feira (11).

Fonte: Com informações de Edna Maciel (ODIA TV)

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Profissionais usam resina odontológica para reconstruir casco de tartaruga ferida no Piauí

Alguns desses animais chegam ao centro de reabilitação incapazes de nadar ou se alimentar. Dez animais estão atualmente sob os...

Comissão da Alepi aprova que feriados no Piauí sejam remanejados para sexta-feira

Proposta prevê mudança de feriados que caem no meio da semana para a sexta-feira. A Comissão de Constituição e Justiça...

Governo bloqueia 900 mil beneficiários do Bolsa Família de acessar bets

Operadoras de apostas são obrigadas a consultar dados do Ministério do Desenvolvimento Social para cruzar dados. Cerca de 900 mil...

Pacto pela Economia é tema de reunião entre gestão de Jerumenha e membros do Governo do Estado

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã desta segunda-feira, 15 de dezembro, o prefeito de Jerumenha, Junior Nato,...
spot_img

Ciro Nogueira participa das comemorações do aniversário de 87 anos de Paulistana; veja o que disse o prefeito

Durante as comemorações, parlamentar destaca investimentos de mais de R$ 5 milhões em saúde e infraestrutura esportiva no município O...

Vacina contra o VSR já está disponível para gestantes nas Unidades Básicas de Saúde de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe reforça o chamado para que gestantes...
spot_img

Posts Recomendados