G20 Teresina: Unesco elogia investimentos do Piauí em educação como base no combate à pobreza

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Fabio Eon pontuou as observações sobre a educação do Piauí, citando como exemplo as transformações ocorridas, nas duas últimas décadas, no município de Guaribas.

Em um momento em que o G20 (grupo dos 20 países mais ricos do mundo) discute estratégias globais para a erradicação da fome e da pobreza, o Piauí se destaca internacionalmente por suas políticas de educação. O estado recebeu elogios do representante da Unesco, Fábio Eon, por seus investimentos substanciais na educação, que, segundo ele, têm sido fundamentais para combater a pobreza de maneira eficaz e sustentável.

“A gente sabe que a educação talvez seja o instrumento mais importante para combater a pobreza, principalmente a pobreza intergeracional”, afirma Fábio Eon, coordenador de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Naturais da Unesco, que participa da 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito do G20, em Teresina.

Fabio Eon pontuou as observações sobre a educação do Piauí, citando como exemplo as transformações ocorridas, nas duas últimas décadas, no município de Guaribas. A cidade, que foi símbolo do Fome Zero (programa que evoluiu para o Bolsa Família), hoje representa um exemplo de sucesso das políticas públicas educacionais e sociais.

O representante da Unesco ainda destacou que o Piauí é um modelo a ser seguido. “A Unesco tem se pautado, usado esses estados como modelos e referências internacionais como estados inovadores no que tem sido feito na escola”, disse aos jornalistas, em entrevista coletiva.

Fabio Eon 2.jpg

Para ele, o Bolsa Família, com sua exigência de frequência escolar, demonstrou a efetividade da combinação de programas educacionais com proteção social e no combate à fome. Segundo Eon, há uma correlação no número de matrículas escolares com os índices de combate à fome na infância.

Dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) apontam que, desde 2003, a qualidade de vida no estado melhorou consideravelmente, refletida no salto do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,480 (muito baixo) para 0,710 (alto).

“A redução da pobreza e da fome no Piauí deve-se, entre outros fatores, a um investimento grande em serviços públicos, entre eles a educação. A gente vê os resultados dos investimentos do estado nessa área, por exemplo, com o aumento de matrículas escolares em torno de 30% nos últimos dez anos e uma redução de 40% do analfabetismo”, concluiu Fabio Eon. 

Fabio Eon 3.jpg
Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula chama de insanidade a proposta que compara aborto a homicídio

Para presidente, assunto precisa ser tratado como questão de saúde. No Continente Europeu desde quinta-feira (13), onde participou como convidado...

Usuários de placas solares instaladas a partir de 2023 vão pagar tarifa

Segundo a Equatorial Piauí, a medida atende a uma regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica(ANEEL). A Equatorial Energia Piauí,...

Gestão da Prefeita Neidinha Lima promove shows de Os Meninos de Barão e Carlos Massa na abertura dos Festejos de São João Batista

Arena das Barracas foi bastante movimentada. A Prefeitura de Guadalupe garantiu todas as condições para os barraqueiros trabalharem, oferecendo infraestrutura...

Em crise na gestão, Doutor Pessoa busca ampliar base e é rejeitado

O prefeito de Teresina busca a reeleição, mas ainda não encontrou seu candidato a vice. Mesmo estando no comando do...
spot_img

Nova Caderneta da Criança atualiza teste para detecção de autismo

A nova edição da Caderneta da Criança – Passaporte da Cidadania fornece um teste para detecção precoce de risco...

Médico do IML de Floriano é investigado pelo Ministério Público

O procedimento preparatório de inquérito civil foi instaurado pela promotora Ana Sobreira Botelho Moreira em 12 de junho deste...
spot_img

Posts Recomendados