Gilmar Mendes rebate Tarcísio: ‘O que o Brasil não aguenta mais são tentativas de golpe’

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Sem mencionar o governador de SP, ministro afirmou que colegas não agem como ‘tiranos’ e que a Corte tem ‘cumprido seu papel’. Apoiadores de Jair Bolsonaro foram às ruas em defesa da anistia e com críticas ao STF.

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, rebateu neste domingo (7) críticas à atuação da Corte.

Em publicação nas redes sociais, Gilmar afirmou que não há uma “ditadura da toga” e que ministros da Corte não agem como “tiranos”.
Gilmar Mendes foi às redes horas depois de o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fazer críticas ao ministro do STF Alexandre de Moraes e associá-lo à “tirania”.

Ao discursar durante um ato pró-anistia na avenida Paulista, Tarcísio afirmou que “ninguém aguenta mais a tirania” de Moraes, relator de processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Por que vocês estão gritando isso [‘Fora, Moraes’? Talvez porque ninguém aguente mais. Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes. Ninguém aguenta mais o que está acontecendo nesse país”, disse Tarcísio.
Sem mencionar o governador, Gilmar Mendes disse que o que o Brasil “realmente não aguenta mais são as sucessivas tentativas de golpe”.

crédito: Gustavo Moreno/STF e NELSON ALMEIDA / AFP

O ministro afirmou, ainda, que o STF tem “cumprido seu papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito, impedindo retrocessos e preservando as garantias fundamentais”.

“O que o Brasil realmente não aguenta mais são as sucessivas tentativas de golpe que, ao longo de sua história, ameaçaram a democracia e a liberdade do povo. É fundamental que se reafirme: crimes contra o Estado Democrático de Direito são insuscetíveis de perdão! Cabe às instituições puni-los com rigor e garantir que jamais se repitam”, escreveu Gilmar.
Milhares de apoiadores do ex-presidente Bolsonaro participaram neste domingo de atos em defesa do perdão aos condenados pelos ataques às sedes dos Três Podes, em janeiro de 2023. Espalhados pelo país, as manifestações também contaram com críticas à atuação dos ministros do STF.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...
spot_img

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...
spot_img

Posts Recomendados