Governador Wellington Dias decreta situação de emergência em todo o Piauí por 90 dias

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Wellington Dias (PT) decretou situação de emergência em todo o Piauí em decorrência das fortes chuvas que marcam o começo de janeiro. O decreto foi publicado na edição de ontem (03) do Diário Oficial do Estado e tem vigência de três meses.

De acordo com o documento, durante o período, fica assegurada a prioridade nas ações relacionadas aos impactos das chuvas e das enchentes. O texto também assegura a possibilidade de contratação direta de serviços e bens indispensáveis às ações relacionadas à situação de emergência.

Wellington Dias

O decreto também determina a mobilização de todos os órgãos estaduais nas ações relacionadas às chuvas, que deverão atuar sob coordenação da Secretaria Estadual de Defesa Civil.

Também fica autorizada pelo decreto a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população. A convocação também será coordenada pela Defesa Civil estadual.

Na noite de ontem, ao anunciar a edição do decreto, o governador Wellington Dias (PT) afirmou que a ideia é facilitar a adoção de medidas que possam auxiliar os municípios mais atingidos pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias em várias regiões do Piauí.

“O objetivo é poder, integrado com os municípios, garantir as condições de socorro às pessoas que precisam em diferentes áreas, ao mesmo tempo cuidar com Bombeiros, Defesa Civil de rodovias, o que for necessário. Estaremos a postos, já há um grupo de trabalho integrado e vamos garantir atendimento a quem precisa”, disse o governador.

Chuvas 

Os transtornos causados pelas fortes chuvas têm marcado o início do mês de Janeiro em várias regiões do Piauí. Em Teresina, de acordo com a Defesa Civil municipal, pelo menos 120 famílias já precisaram sair de casa após alagamentos, a maioria na região do bairro Mafrense, zona Norte.

Em Floriano, no sul do estado, o nível do Rio Parnaíba tem preocupado famílias ribeirinhas e motivado a adoção de medidas por parte do poder público.

A situação é ainda mais preocupante porque a Chesf aumento a vazão no reservatório da Barragem de Boa Esperança de 1.600 m³/s para 2.000 m³/s. A medida pode agravar ainda mais a situação em Floriano, onde o Parnaíba já atingiu a cota de inundação.

Em Oeiras, as fortes chuvas do começo de Janeiro também causaram uma série de transtornos, como ruas e avenidas alagadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Fim de semana com previsão de chuva no Piauí; veja onde a chuva será mais intensa

A recomendação é que a população acompanhe as atualizações diárias da previsão do tempo, especialmente em regiões onde o...

Planalto informa que exame de Lula após cirurgia de catarata apresenta evolução satisfatória

Presidente fez uma cirurgia de catarata na última sexta-feira (30), e voltará às atividades habituais na segunda-feira (2), após...

Washington Bandeira diz desconhecer articulação para o Senado

O pré-candidato a vice-governador do Piauí, Washington Bandeira, afirmou que não tem conhecimento de articulações para uma eventual candidatura...

PSD tenta se destacar como alternativa de direita, enquanto Flávio segue na frente

Levantamento mais recente da Quaest aponta que eleitorado da direita não bolsonarista apoia majoritariamente o candidato indicado por Bolsonaro. Com...
spot_img

Cruzetão FC conquista o título do 30º Torneio de Futsal de Férias em Guadalupe; premiação é entregue aos destaques da competição

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Cruzetão FC sagrou-se campeão do 30º Torneio de Futsal de Férias –...

Justiça condena lojista a 5 anos de reclusão por maus-tratos a cães

Homem confinava os cachorros em subsolo de loja em São Paulo O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou...
spot_img

Posts Recomendados