Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Governadora Regina Sousa resolve se adequar a Lei Federal, e determina a redução da alíquota do ICMS de 31% para 18%

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A medida vai afetar também o preço do diesel, comunicação, energia elétrica e transporte coletivo.

Após reunião com a equipe econômica a governadora Regina Sousa anunciou na manhã desta terça (05) que o Estado do Piauí se adequará a legislação federal reduzindo a alíquota do ICMS de 31% para 18%. A decisão deve provocar uma forte queda no preço do combustível no Estado. Além da gasolina a medida afetará ainda o preço do diesel, comunicação, energia elétrica e transporte coletivo.

De acordo com a equipe econômica do governo a medida trará uma perda de R$ 750 milhões aos cofres do Piauí somente no segundo semestre de 2022. Os governadores são contrários a medida, a decisão foi tomada somente após a recomendação da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Os gestores estaduais aguardam um posicionamento do Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade da matéria para trazer mais segurança jurídica ao Estado.

Foto: Paula Sampaio

Em entrevista a governadora explicou a decisão tomada e destacou a adequação federal. “Acabei de autorizar tanto a Sefaz quanto a PGE a elaborarem os instrumentos legais para cumprimento da lei 194, inclusive baixando a alíquota do ICMS”, disse a gestora.

Já o Secretário de Fazenda, Antônio Luís Soares, confirmou a preparação do ato que deve sair no diário oficial desta terça. “A governadora determinou para a Sefaz para preparar os atos necessários para cumprimento da lei 194 permitindo uma redução do ICMS para 18% nas mercadorias combustíveis, gás, gasolina, diesel e também na comunicação, energia elétrica e transporte coletivo. Vamos trabalhar para que ainda essa semana saia essas novas regulamentações que vão reduzir as alíquotas, embora já tenha havido redução do ICMS com a base de cálculo muito menor do que saiu nas refinarias” disse o gestor.

Quando chega na bomba ?

Antônio Luís destacou que a redução não será imediata, e explicou os motivos da demora da chegada da queda no bolso do piauiense. “A redução do preço depende da cadeia comercial, de quem tem estoque mais caro ou mais barato e depende da gestão querer reduzir ou não o preço. Mas o governo agora determinou para cumprir e reduzir legalmente as alíquotas”, finalizou. 

Por Tarcio Cruz/Portal O Dia

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Saiba quem são os quatro piauienses que morreram carbonizados em acidente na Bahia

Vítimas eram naturais de Curimatá e estavam em carro que colidiu com caminhão na BR-135. Quatro piauienses morreram carbonizados após...

Águas do Piauí avança em transição e empresa diz que “maior desafio será reduzir falta de água”

Quase seis meses após o leilão que definiu a empresa Aegea como responsável pela concessão de água e esgotamento...

Em entrevista, Bolsonaro fala quanto tempo ainda deve ficar em recuperação no hospital

Em entrevista a um canal de TV, ex-presidente disse que preferiu ser internado em Brasília para ficar próximo à...

Planalto informou que presidente Lula e Janja irão ao funeral do Papa Francisco no Vaticano

Comitiva completa deve ser anunciada pelo governo nesta terça-feira (22) e a viagem ainda não tem data confirmada, dependendo...
spot_img

Governo do Piauí decreta luto oficial de sete dias pelo falecimento do Papa Francisco

O Decreto nº 23.733 foi publicado no Diário Oficial do Estado e entrou em vigor na mesma data. O governador...

Perto de completar 95 anos, ex-presidente José Sarney está curado da covid-19

Na semana passada, ex-presidente apresentou sintomas de resfriado e cansaço O ex-presidente José Sarney está curado da Covid-19 e liberado...
spot_img

Posts Recomendados