Governo alinha ações para prevenção e controle às queimadas e incêndios florestais no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Secretaria de Defesa Civil irá emitir nos próximos dias, uma nota técnica orientando as defesas civis municipais a procederem durante o período seco.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec), Werton Costa, se reuniu na manhã desta segunda-feira (08), com representantes das Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); do Planejamento (Seplan); Corpo de Bombeiros e Ibama. Na pauta, foram discutidas ações colaborativas entre os órgãos para a prevenção e controle às queimadas e incêndios florestais no Piauí.

Para Werton Costa, a reunião é muito importante e caracteriza um alinhamento intersetorial entre as secretarias.

“A gente sabe, por exemplo, que essas ocorrências costumam provocar grandes danos ao meio ambiente, ao patrimônio e prejuízos para a sociedade piauiense. Então, se de certa forma, o poder público estiver organizado e com um devido planejamento se antecipar à ocorrência desses fenômenos, as nossas ações de combate, e de resposta serão efetivas e vão naturalmente coibir tantas ações criminosas, no que diz respeito a incêndios florestais, quanto proteger a nossa biosfera, ecossistemas e proteger também a economia, sobretudo, da agricultura familiar”, ressalta Werton.

O chefe de Núcleos de Estudos Estratégicos do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel de Rivelino Moura, conta que o encontro é de grande valia para os órgãos envolvidos em situações de resposta e desastres para o planejamento das ações coletivas.

“Estaremos fazendo o planejamento, já que começa agora, no segundo semestre, o combate a incêndio em todos os municípios do Estado. O Corpo de Bombeiros, juntamente com a Defesa Civil, e a Semarh, são os órgãos de pronto emprego e resposta para esses eventos”, ressalta o tenente-coronel.

A Secretaria de Defesa Civil irá emitir nos próximos dias, uma nota técnica baseada em dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil e do Ministério da Saúde, orientando todas as defesas civis municipais a procederem nessa fase de período seco, envolvendo principalmente a questão da umidade relativa do ar e o risco de inflamabilidade e incêndio. Além disso, também estão previstas a capacitação específica em riscos do período seco, utilizando a Classificação Brasileira de Desastre (COBRAD), para inserir na plataforma S2ID, que é a plataforma de gestão de risco de desastres.

A Sedec busca sensibilizar os gestores municipais para reportar essas ocorrências, visto que é uma meta estabelecida dentro da Sedec o combate à subnotificação. 

“A notificação de dados como esses são extremamente relevantes para definir as políticas públicas de prevenção, mas, principalmente, para prospectar e buscar os recursos de reparação, que são essenciais para recuperar a economia e o dano provocado por um desastre de grande monta que é um incêndio”, explica o diretor Werton Costa.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...

Deputados aprovam pedido de empréstimo de US$ 600 milhões do Governo do Piauí

Segundo a justificativa do Executivo, o valor será utilizado na reestruturação da dívida estadual. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...

Sala do Empreendedor de Jerumenha é certificada com Selo Ouro pelo SEBRAE

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Jerumenha foi certificada com o Selo Ouro de...
spot_img

Veículos com mais de 20 anos de uso não vão pagar mais IPVA

Emenda constitucional foi promulgada nesta terça-feira O Congresso Nacional promulgou hoje (9) a Emenda Constitucional 137/25 que isenta veículos com...

Como o refrigerante sem açúcar pode prejudicar sua Dieta e metabolismo

Pesquisa associa consumo de bebidas adoçadas artificialmente à esteatose hepática; especialista explica como a 'compensação calórica' atrapalha a perda...
spot_img

Posts Recomendados