Cidades Governo aprova isenção da tarifa sobre importação de arroz

Governo aprova isenção da tarifa sobre importação de arroz

-

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta quarta-feira (9) a isenção da tarifa de importação para a entrada de 400 mil toneladas de arroz até o final do ano, conforme apurou a CNN. O anúncio deve ser feito em breve.

Segundo informou uma fonte, a taxa cai de 12% para 0% em dois tipos de arroz. O objetivo é combater a forte alta dos preços do produto no varejo, estimulando a concorrência.

Em entrevista à CNN, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, havia antecipado a medida. O pleito para a redução da tarifa foi enviado pelo ministério e avaliado pelos técnicos dos demais órgãos que compõe a Camex, incluindo o ministério da Economia.

Foto de RadaRani

Outros produtos da cesta básica também estão subindo com vigor, como carnes, óleo de soja e milho. O governo federal está monitorando, mas, por enquanto, não vê necessidade de medidas nessas áreas.
Nesta quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com representantes dos supermercados para discutir o assunto.

Veja, abaixo, a íntegra da nota divulgada no fim da tarde:

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu zerar a alíquota do imposto de importação para o arroz em casca e beneficiado até 31 de dezembro deste ano. 

A redução temporária está restrita à quota de 400 mil toneladas, incidente nos produtos abarcados pelos códigos 1006.10.92 (arroz com casca não parboilizado) e 1006.30.21 (arroz semibranqueado ou branqueado, não parboibilizado) da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (9/9), durante a 8ª Reunião Extraordinária do Gecex, por proposta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Sobre o Gecex

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) é o núcleo executivo colegiado da Camex, responsável por definir alíquotas de importação e exportação, fixar medidas de defesa comercial, internalizar regras de origem de acordos comerciais, entre outras atribuições.

Segundo o Decreto 10.044/2019, o Gecex é integrado pela Presidência da República, pelos Ministérios da Economia, das Relações Exteriores e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Por Raquel Landim, CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Doria vence guerra da vacina, critica Bolsonaro e fatura com CoronaVac

O governador de São Paulo disse que este domingo, (17/01/2021), é o “Dia V”, da vacina e da vida,...

Guadalupe tem decreto prorrogado que adota medidas mais duras no combate a Covid-19

A prefeita Neidinha Lima prorrogou o decreto que adotou medidas temporárias e emergenciais mais rígidas no âmbito municipal. O novo...

Venezuela vai enviar ao Brasil cerca de 8 caminhões com oxigênio

Entre os 8 veículos, estão incluídos dois que deveriam ter saído na sexta do país, mas que, segundo Caracas,...

Prefeitura de Guadalupe assegura transporte gratuito para alunos que prestaram as provas do Enem

A prefeita Neidinha Lima e a secretaria de educação Lorena Rocha afirmaram que o transporte, apesar de não ser...

“Amulate”: Gyselle Soares produz filme piauiense e busca patrocínio

As gravações estão previstas para começar no segundo semestre deste ano em cidades do Piauí, Rio de Janeiro e...

‘Deixa o cara governar’, diz Hamilton Mourão sobre Bolsonaro

O vice-presidente disse que não identifica hoje nenhum adversário capaz de derrotar o presidente Jair Bolsonaro. O vice-presidente Hamilton Mourão...

Posts Recomendados