Após anunciar o Iphone 12, em outubro de 2020, a marca deixou de incluir carregador.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública decidiu suspender a venda nacional de todos os Iphones sem carregadores, sendo passível de multa no valor de R$ 12 milhões. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DUO) dessa terça-feira (06).
Após anunciar o Iphone 12, em outubro de 2020, a marca deixou de incluir carregador, justificando que a decisão fazia parte de seus objetivos ambientais. O ministério decidiu não impor multas diárias imediatamente se a Apple não suspender a venda de telefones sem carregador. As penalidades serão aplicadas posteriormente se for verificado que a empresa contornou a proibição.

“Aplicação de sanção de multa no valor de R$ 12.274.500 (doze milhões duzentos e setenta e quatro mil e quinhentos reais), cassação de registro dos smartphones da marca iPhone introduzidos no mercado a partir do modelo iPhone 12 e suspensão imediata do fornecimento de todos os smartphones da marca iPhone, independentemente do modelo ou geração, desacompanhados do carregador de bateria”, diz o texto do DOU.
A Apple marcou um evento online, nesta quarta-feira (07) para mostrar seus novos produtos. A transmissão acontece a partir das 14h.