Governo do Piauí aprova plano para desmobilização de leitos emergenciais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dia 16 de agosto devem ser desativados 50% dos leitos que foram criados para combater a Covid-19 no Hospital de Campanha do Verdão em Teresina.

O Comitê de Operações Emergenciais para Covid-19 (COE), aprovou a deliberação de iniciar a desmobilização de leitos hospitalares criados emergencialmente para aumentar a oferta de vagas durante a pandemia. O plano é rescindir gradativamente os contratos com hospitais privados onde há leitos contratados pelo governo, compensando com novas vagas na rede pública de saúde.

Governador Wellington Dias – PT

A medida se baseia na análise de diversos fatores, especialmente a queda no número de óbitos, reduções no índice de transmissibilidade e de ocupação de leitos hospitalares. Pelo cronograma elaborado pela equipe técnica, a desarticulação iniciará no próximo dia 12, desativando 10 leitos de UTI e mais 10 leitos clínicos em um hospital particular da capital.

Dia 16 de agosto devem ser desativados 50% dos leitos do Hospital de Campanha do Verdão. Na reunião, ficou acertado que o COE irá avaliar semanalmente a evolução do quadro provocado pelo novo coronavírus e pode rever decisões. “Se acontecer de alguma região registrar crescimento de transmissibilidade ou ocupação de leitos, este mesmo comitê científico pode suspender novas desativações e restabelecer contratos” ponderou o governador Wellington Dias.

Na reunião, que envolveu representantes dos poderes legislativo, executivo e judiciário, polícias, Prefeitura de Teresina e diversas outras instituições, foi apresentado um panorama do enfrentamento à Covid-19 no Piauí. Entre 6 de abril e 3 de agosto, o número de leitos de UTI aumentou de 148 para 458 (209%). No mesmo período, os leitos de estabilização saíram de 26 para 73 (180%) e a quantidade de leitos clínicos passou de 723 para 984, um crescimento de 36%. Atualmente 61% dos leitos de UTI e 24% dos leitos de estabilização estão ocupados. 

O mapa de risco epidemiológico, elaborado com base no índice de propagação do vírus e a capacidade de atendimento da rede hospitalar, aponta que 4 das 8 regiões de saúde, estão na faixa de risco médio (Teresina, Floriano, Picos e Bom Jesus); 3 regiões com risco médio-baixo (Parnaíba, Piripiri e São Raimundo Nonato) e 1 região com nível baixo (Oeiras). 

A taxa de transmissibilidade do coronavírus, que chegou a 2,95 em maio, reduziu para 0,74 em julho. O número de óbitos também vem caindo: 164 (semana 29), 143 (semana 30), 126 (semana 31) e 47 (semana 32 – ainda em andamento).

Outro ponto de destaque na estratégia de combate à Covid-19 é o programa Busca Ativa que intensificou o rastreamento a eventuais portadores da doença, com auxílio de equipes do Programa Saúde da Família. Em abril eram 2 municípios parceiros. Agora tem a adesão de 218 prefeituras.

“Parabenizo o Piauí que se destaca positivamente no cenário da pandemia, por todas as ações adotadas no enfrentamento ao coronavírus por meio do COE e da secretaria de Saúde, que não deixaram o estado entrar em colapso como estados vizinhos” destacou Carmelina Moura, procuradora-geral de justiça do Ministério Público Estadual.

Com informações da CCom

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Senado aprova projeto que renova cotas raciais em concursos públicos

Texto precisa ser aprovado pelos deputados federais até junho O Senado aprovou nesta quarta-feira (22) a reserva de vagas em concursos...

STF reconhece assédio judicial a jornalistas e veículos de imprensa

Decisão foi tomada por unanimidade Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu nesta quarta-feira (22) o chamado "assédio judicial"...

Deputada Ana Paula quer explicações sobre fechamento de campus da Uespi

O Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou, por unanimidade, o Requerimento 150/24, da deputada Ana Paula (MDB), solicitando...

Concurso da Polícia Militar: Alepi autoriza Governo do Estado a convocar novos candidatos

A proposta determina a contratação de mais policiais e mudanças no Estatuto da PM foram aprovadas em 1ª e...
spot_img

Projeto que prevê castração química para estupradores é aprovado no Senado

O tratamento químico hormonal deve ser voluntário; PL foi aprovado pela CCJ e segue para à Câmara dos Deputados. A...

Novo DPVAT: seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025

Serão garantidos os custos de atendimentos médicos, fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, que não sejam disponibilizados pelo SUS. O pagamento de...
spot_img

Posts Recomendados