A Secretária de Saúde prestou uma bonita homenagem aos profissionais de saúde que estiveram a frente no combate a Covid-19, assim como, um momento dedicado aos pacientes que perderam a vida por consequências da doença.
A Prefeitura de Guadalupe, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nos dias 04 e 05 a sua XI Conferência Municipal de Saúde, que tem como tema “SUS PARA TODOS”: Financiamento adequado para a garantia de direitos e os desafios para seu fortalecimento para além da pandemia.

A abertura do evento aconteceu às 18h no auditório da secretaria de saúde, e contou com presença do secretário de saúde Paulo Rocha, enfermeira Jucilene Andrade (Coordenadora do PSF), assessor Técnico Eduardo Rocha, da enfermeira Monique Oliveira Coordenadora do PSE, Márcio Rios (Coordenador do NASF), servidores da secretaria, SAMU, Hospital Pedrina Silveira e membros do conselho de saúde e usuários do sistema.
Participaram da abertura as crianças assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo do CRAS, que apresentarão uma lança, e ainda a cantores Wendel e Maria Sara.
A mesa de honra contou com presença da secretária de governo Luanna Lima (representante da prefeita Neidinha Lima), vereadora Hélvia Almeida (Representando a câmara de vereadores), secretária da mulher Maria Sara (Representando secretários municipais), dentista Victória Mousinho (Representando os profissionais de saúde), e a Dra. Lupércia Sá (Representante do conselho de saúde).
O secretário de saúde Paulo Rocha informou que a ausência da prefeita Neidinha Lima, se deu por conta da sua agenda de compromissos em Teresina.

Paulo Rocha iniciou sua fala, trazendo um levantamento do últimos anos de atuação de todos os setores que compõem a suade municipal. Ele destacou que a conferência é um momento para que os profissionais de saúde, ao lado da comunicada façam uma avaliação e discursão da ações voltadas para a melhoria da saúde para todos.
“Este encontro é o momento que a sociedade é chamada para participar das ações do governo municipal, em busca de mais melhorias para todos, disse o secretário.
Ele também falou que foram realizadas ainda no mês de outubro, às pré-conferencias que se estenderam a todos os bairros da cidade.
O secretário lembrou da luta de todos no inicio da pandemia, onde o desconhecimento da doença fez com que todos se desdobrassem para ajudar, muitas vezes sendo preciso tomadas de decisões que desagradavam à alguns.

Para finalizar, a organização do evento preparou uma linda homenagem a todos servidores que estiveram na linha de frente no combate a doença. Cada um recebeu um diploma de gratidão pelo trabalho realizado, e ainda continua a ser feito no município, mesmo com o avanço da vacinação na população.
Além da homenagem para os profissionais de saúde, a secretaria também se preocupou em prestar a mesma ação, para os familiares das 22 pessoas que vieram a falecer por conta das consequências da da Covid-19. Foi um momento de grande emoção.

O evento segue na manhã da sexta-feira (05), a partir das 07h30min no mesmo local, para discursão dos eixos temáticos e eleição dos delegados que participaram da conferência estadual.
EIXOS TEMÁTICOS
Coordenadores do Grupo – Ângela, Samaria e Danielle
Eixo I- Direito a saúde, acesso, equidade, integralidade e atenção da qualidade .
Coordenadores do Grupo – Márcio e Eduardo
Eixo II – Financiamento do SUS e Assistência Farmacêutica.
Coordenadores do Grupo – Selma e Anderson
Eixo III – Valorização do trabalho e da educação na saúde e participação social.
Coordenadores do Grupo – Michela, Sabrina e Jucilene
Eixo IV – Saúde mental, atenção especializada e hospitalar.
Coordenadores do Grupo – Tailândia e Monique.
Eixo V – Vigilância em Saúde.