O evento é um destaque no calendário cultural do município, reforçando a fé e a devoção da comunidade local. Realizado durante os Festejos de São João Batista, padroeiro do bairro Cruzeta, o evento tradicional contou com a participação do aboiador Divon Amorim e uma missa celebrada pelo Padre Pedro Messias.
A Prefeitura de Guadalupe, através da Secretaria de Cultura, mantém a tradição e realizou a comemoração na manhã deste sábado, 22 de junho. A programação começou com a concentração em frente à igreja Matriz Nossa Senhora de Guadalupe, de onde centenas de vaqueiros receberam a bênção do Padre Pedro Messias e partiram em um desfile pela Avenida Manoel Ribeiro da Fonseca. O trajeto terminou na igreja de São João Batista, no bairro Cruzeta, onde foi celebrada uma missa dedicada aos vaqueiros, que contou com várias homenagens.
Foram homenageados Edivan Pereira de Oliveira, Otávio Eric da Silva Oliveira e Luiz Cipriano de Sousa Neto (in memoriam). A prefeita Neidinha Lima participou do ato ao lado do vice-prefeito Edivan Miranda, do secretário de Cultura Dudu Miranda e de membros da comissão organizadora da festa. Também acompanharam a prefeita os vereadores, secretários e assessores municipais.
Neidinha Lima falou ao Portal Cidade Luz, destacando a importância de se manter viva e celebrar a cultura do Dia do Vaqueiro, que já virou tradição na cidade. A gestora afirmou ainda que a administração municipal, através da Secretaria de Cultura e outros órgãos, oferece toda a condição e estrutura necessárias para que esse evento cresça cada vez mais no município. “Nossa gestão é marcada pelo resgate da cultura, e isso inclui o nosso herói do sertão”, finalizou a gestora.
Assista vídeo
Confira as imagens