Guaribas no Piauí: de símbolo do Fome Zero a prêmio na educação e intercâmbio internacional

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Uma escola da cidade, o Ceti Paulo Freire, foi uma das vencedoras do Seduckathon e os estudantes vão participar intercâmbio internacional.

A cidade de Guaribas, no extremo-sul do Piauí, que já foi considerado o município mais pobre do Brasil, símbolo do programa Fome Zero, do governo federal, deu mais um exemplo de superação, desta vez, na educação. Da extrema pobreza à premiação em campeonato de programação que reuniu alunos de escolas da rede pública estadual. Uma escola da cidade, o Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Paulo Freire, foi uma das vencedoras do Seduckathon e os estudantes vão participar de intercâmbio internacional.

Os alunos conquistaram o 6º lugar na competição promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). Foram três dias intensos de atividades, nos quais 10 times formados por alunos de Cursos Técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos apresentaram projetos que reúnem soluções práticas e que aprimoram a rotina escolar.

WhatsApp Image 2024-04-25 at 11.19.51.jpeg

Kainã Ribeiro, aluno do 2º ano do Centro de Ensino de Tempo Integral Paulo Freire, desenvolveu, com sua equipe, uma solução em inteligência artificial, denominada Edula, para auxiliar na relação ensino-aprendizagem e ajudar os professores da escola em que estuda. “O algoritmo do Edula pode reconhecer se o aluno vai bem ou não por meio de uma pequena avaliação diagnóstica de 10 questões, mais ou menos. Ali você faz aquela avaliação, aí já gera um relatório para o professor”, explicou o estudante.

WhatsApp Image 2024-04-26 at 21.47.35 (2).jpeg

A equipe garantiu a premiação da competição, que é um intercâmbio internacional, podendo escolher se viajam para os Estados Unidos e à Coreia do Sul. “Depois da competição intensa, muita programação, muito código e a gente conseguir entregar o que foi planejado dentro do prazo estipulado, é muito gratificante”, avaliou o professor Eraques Alves, orientador da turma.

O Seduckathon é um dos resultados das missões internacionais lideradas pelo governador Rafael Fonteles, que conseguiu abrir as portas de instituições renomadas no mundo para receber estudantes piauienses. Quase 1.400 alunos se inscreveram para as provas objetivas da primeira fase e 50 estudantes venceram a final e farão o intercâmbio.

No dia da premiação, o governador revelou o plano de ampliar o número de intercambistas do Seduckathon nos próximos anos, chegando a 100 estudantes em 2025 e a 200 em 2026.

WhatsApp Image 2024-04-26 at 22.00.10.jpeg
Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Convenção do PSDB de Floriano será realizada no próximo dia 24 em Floriano; veja o edital!

O evento será realizado no Salão de Eventos do Hotel Rio Parnaíba O DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA...

PSD de Floriano realiza a sua convenção eleitoral no próximo dia 24; veja o edital!

O evento será realizado no Hotel Rio Parnaíba O Presidente da Comissão Provisória do PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO – PSD do...

Convenção do Progressistas de Floriano (PP) será realizada no próximo dia 24 em Floriano; veja o edital!

O evento será realizado no Salão de Eventos do Hotel Rio Parnaíba A COMISSÃO PROVISÓRIA DO PARTIDO PROGRESSISTAS-PP, DO MUNICIPIO...

Inauguração do Ginásio Jadson Alves, no bairro Bela Vista, marca o início do Torneio de Futsal de Férias em Guadalupe

Os jogos seguem até o dia 26 de julho, prometendo animar a comunidade. Na noite desta terça-feira, 16 de julho,...
spot_img

O que já se sabe da PEC que pode criar uma nova polícia a partir da PRF

Proposta foi levada pelo Ministério da Justiça à Casa Civil e será discutida com o presidente Luiz Inácio Lula...

Oposição faz cálculos para tornar Bolsonaro apto, só que não para 2026

Jair Bolsonaro está inelegível até 2030, decisão do Tribunal Superior Eleitoral. O Congresso poderia anistiar Jair Bolsonaro (PL) de acusações...
spot_img

Posts Recomendados