Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Guedes cobra TCU para privatizar Eletrobras logo: “Energia em jogo”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ministro participou de debate sobre modelo de capitalização da companhia.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, elogiou o trabalho do Tribunal de Contas da União (TCU) na avaliação do modelo de privatização da Eletrobras, mas cobrou a corte ao alertar que o futuro da energia brasileira está em jogo, e conflitos como a guerra no leste europeu exigem que o país acelere seu processo de modernização no setor elétrico.

Guedes: “O Brasil está dando um passo decisivo no avanço da segurança energética brasileira

“O futuro da energia brasileira está em jogo. Nós fomos atingidos por duas crises. A primeira, que foi a pandemia, nos acelerou em direção ao futuro digital. E vem uma segunda crise agora, uma guerra, que nos acelerou em direção a transição energética. A ideia de segurança energética e de risco geopolítico é agora uma constante nas nossas vidas”, declarou na manhã desta quinta-feira (7) em debate sobre o modelo de capitalização da companhia.

E acrescentou:

“É um problema da maior gravidade, da maior seriedade e é muito importante (a privatização da Eletrobras). É um grito de independência do Brasil no sentido de que nós vamos realmente destravar toda a fronteira de investimentos em todas as suas dimensões nesses subsetores do setor de energia.”

Guedes elogiou o que classificou de espírito de construção do TCU, frisando que a Corte tem buscado soluções para a questão da Eletrobras e outras, como a cessão onerosa, o orçamento de guerra e o imbróglio dos precatórios. Para a privatização da Eletrobras, ele minimizou a pressa:

“Nós estamos nessa reta final com com aparentemente uma certa urgência, mas na verdade é um trabalho que já se estende há anos.”

O governo gostaria que o Tribunal de Contas da União (TCU) retomasse, ainda em abril, o julgamento do processo que analisa a modelagem da privatização da Eletrobras, já que a oferta pública de ações está prevista para o dia 13 de maio.

Conforme mostrou a coluna de Lauro Jardim, o ministro Cedraz deve ficar fora de Brasília entre os dias 19 e 28 de abril, o que tornaria inviável a análise do processo antes de maio, de acordo com fontes. O TCU não tem prazo para concluir essa análise.

Com informações da Agência O Globo

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Quitanda da SAF leva produtos da agricultura familiar ao Diálogos pelo Piauí em Floriano

Agricultores familiares do Território Vale dos Rios Piauí e Itaueira levaram seus produtos à Feira de Serviços neste sábado...

Prefeito Júnior Nato e presidente da Câmara de Jerumenha tratam de novas demandas com deputado Georgiano Neto

Por Gleison Fernandes - jornalismo da UCA. Em agenda no município de Guadalupe neste domingo (29), o deputado estadual Georgiano...

Festival do Pescador em Guadalupe reúne lideranças e marca entrega de equipamentos para a categoria

Por Gleison Fernandes. O 4º Festival do Pescador, realizado neste domingo, 29 de junho, às margens do Lago de Boa...

Presidente da Câmara e vereadores recepcionam Georgiano Neto e participam do Festival do Pescador em Guadalupe

O presidente da Câmara Municipal de Guadalupe, Adão Moura, participou da 4ª edição do Festival do Pescador ao lado...
spot_img

Ciro Nogueira planeja minar Lula até as eleições de 2026, segundo áudio que vazou

Senador diz que “povo não deixará impeachment acontecer”, mas que irá dificultar o governo de Lula Um áudio vazado do...

Hospital Infantil de Teresina lidera tratamento de pé torto com método reconhecido mundialmente

O pé torto congênito é uma deformidade em que o pé do bebê nasce virado para dentro e para...
spot_img

Posts Recomendados