Rússia é suspensa de Conselho da ONU; Brasil se abstém de votação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Iniciativa liderada pelos EUA teve 93 votos a favor, 24 contrários e 58 abstenções, incluindo o Brasil.

A Assembleia Geral das Nações Unidas votou pela suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos , com sede em Genebra, uma iniciativa liderada pelos EUA. Foram 93 votos a favor, 24 contrários e 58 abstenções. O Brasil se absteve.

A aprovação exigia uma maioria de dois terços dos 193 países membros. Apenas 175 países participaram da votação.

Na segunda-feira, a embaixadora dos EUA Linda Thomas-Greenfield fez o apelo para que a Rússia fosse destituída de seu assento no conselho de 47 membros após vídeos e fotos de ruas na cidade de Bucha repletas de cadáveres . As mortes provocaram repulsa global e fez com que vários países pedissem sanções mais duras à Rússia , que negou veementemente que suas tropas fossem responsáveis pelo massacre.

“Acreditamos que os membros das forças russas cometeram crimes de guerra na Ucrânia e acreditamos que a Rússia precisa ser responsabilizada”, disse Thomas-Greenfield na segunda-feira. “A participação da Rússia no Conselho de Direitos Humanos é uma farsa.”

A breve resolução aprovada expressava “grave preocupação com a atual crise humanitária e de direitos humanos na Ucrânia, particularmente com os relatos de violações e abusos dos direitos humanos e violações do direito internacional humanitário pela Federação Russa, incluindo violações graves e sistemáticas e abusos dos direitos humanos”.

O Conselho de Direitos Humanos está sediado em Genebra, e seus membros são eleitos pela Assembleia Geral para mandatos de três anos. A resolução de março de 2006, que estabeleceu o conselho, diz que a Assembleia Geral pode suspender um país “que cometa violações graves e sistemáticas dos direitos humanos”.

No dia da invasão russa , a Assembleia Geral votou, por 140 votos a favor, 5 contrários e 38 abstenções, em uma resolução culpando a Rússia pela crise humanitária na Ucrânia e pedindo um cessar-fogo imediato e proteção para milhões de civis e as casas, escolas e hospitais críticos para sua sobrevivência.

Com informações de agências internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Agricultores vão receber Garantia Safra; veja cidades no Piauí

Pelo menos 20 mil famílias deverão receber o benefício. A Secretaria da Agricultura Familiar do Piauí (SAF) confirmou o pagamento...

Florentino Neto é eleito coordenador da bancada do Piauí no Congresso Nacional

O parlamentar vai substituir o deputado federal Flávio Nogueira. O deputado federal Florentino Neto (PT-PI) foi eleito o novo coordenador...

Rafael Fonteles lança a primeira conferência internacional do Brasil sobre energias renováveis

Conferência será realizada no período de 3 a 5 de junho, no Centro de Convenções de Teresina. O governador Rafael...

“Alexandre de Moraes interferiu nas eleições no Brasil”, denuncia Elon Musk

Dono da rede social X faz grave denúncia e coloca em xeque as eleições 2022. O empresário Elon Musk fez...
spot_img

Lula homologa terras indígenas na Bahia e em Mato Grosso

Presidente participou de retomada de conselho de políticas indígenas Na véspera do Dia dos Povos Indígenas, o presidente Luiz Inácio...

Nunes Marques, do STF, manda retirar tornozeleira eletrônica do bicheiro Rogério Andrade

Decisão é sigilosa e surpreendeu os outros ministros da Suprema Corte e a Polícia Federal O ministro Nunes Marques, do...
spot_img

Posts Recomendados