Harmonia será o critério de desempate na apuração do carnaval 2024 em São Paulo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Sorteio aconteceu nesta segunda-feira (12), na sede da Liga Independente das Escolas de Samba, na Zona Oeste de São Paulo. Campeãs do Grupo Especial serão definidas nesta terça (13), a partir das 16h, no Sambódromo do Anhembi.

A Liga Independente das Escolas de Samba sorteou, na tarde desta segunda-feira (12), a ordem da leitura dos quesitos da apuração do Carnaval 2024 em São Paulo. “Harmonia” será o critério de desempate utilizado para definir as campeãs; “evolução” será o primeiro quesito a ser lido.

Desfile da escola de samba Tom Maior no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo 2024, no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital paulista, no início da madrugada deste domingo (11). — Foto: ANDERSON LIRA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

Veja como será a leitura das notas dos nove quesitos, definida no sorteio:

  • Evolução
  • Comissão de Frente
  • Fantasia
  • Enredo
  • Samba-Enredo
  • Bateria
  • Alegoria
  • Mestre-sala e porta-bandeira
  • Harmonia

A apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial acontece nesta terça-feira (13), a partir das 16h, no Sambódromo do Anhembi.

Como os jurados atribuem as notas

No momento em que pisam na avenida, as escolas começam o desfile com nota 10 em todas as categorias. A partir daí, os 45 jurados do grupo Especial – cinco de cada categoria – recebem um manual e, a cada décimo tirado, devem justificar com base no documento.

Além disso, os julgadores recebem uma pasta com o que foi planejado pela escola para comparar com o que foi apresentado durante o desfile.

Entenda os quesitos avaliados pelo júri

Evolução: Julga a forma como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos e sem correr para cumprir o tempo do desfile.

Comissão de Frente: A coreografia conta com alguns movimentos obrigatórios, como a saudação ao público e a apresentação da escola. Jurados também dão nota para a fantasia e observam se a comissão de frente atende à exigência de no mínimo seis componentes e, no máximo, 15.

Fantasia: Avalia a beleza e o significado das fantasias desfiladas. Os jurados também podem se atentar a detalhes e ao acabamento. Os itens apresentados no desfile devem corresponder ao apresentado anteriormente em desenhos pela escola.

Enredo: Nesse quesito é considerado se o tema está sendo bem contado na avenida, com a ajuda das alas e alegorias, e se o jurado e o público conseguem fazer uma leitura fácil da apresentação.

Samba-enredo: O jurado deve considerar se a letra do samba transmite o enredo proposto pela escola. Já a melodia deve provocar nos componentes a vontade de evoluir, dançar e cantar.

Bateria: Avalia o desempenho dos ritmistas e dos mestres de bateria acompanhando o samba-enredo. Além de alguns instrumentos obrigatórios, é importante que tudo esteja afinado. Também é considerada a “ousadia na performance musical”, com bossa, paradinha, breque, apagão, convenção e virada.

Alegoria: Julga os carros alegóricos – a beleza e a relação com o enredo. As escolas de samba são obrigadas a desfilar com cinco alegorias.

Mestre-sala e porta-bandeira: Considera-se o entrosamento dos dois na coreografia, a graciosidade dos movimentos e, também, as fantasias.

Harmonia: Analisa se os componentes da escola estão integrados, cantando o samba conforme o ritmo da bateria e fazendo as coreografias corretamente.

Como será a apuração

Durante a apuração, as notas são lidas por quesito e a menor delas é descartada. Ao final, as quantias são somadas e as duas escolas que tiverem as menores pontuações totais serão rebaixadas, disputando o carnaval 2025 no Grupo de Acesso I.

As notas descartadas são sempre o primeiro critério de desempate a ser aplicado. Neste ano, o quesito “harmonia” foi sorteado para servir como o segundo critério. A definição ocorreu nesta segunda-feira (12), na sede da Liga-SP, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo.

A leitura das pontuações atribuídas pelos jurados será acompanhada apenas por diretores das escolas, convidados e profissionais da imprensa.

desfile das Campeãs será no sábado (17) e contará com as seis escolas mais bem classificadas.

Grupo Especial do Carnaval 2024

  • Camisa Verde e Branco
  • Barroca Zona Sul
  • Dragões da Real
  • Independente Tricolor
  • Acadêmicos do Tatuapé
  • Mancha Verde
  • Rosas de Ouro
  • Vai-Vai
  • Tom Maior
  • Mocidade Alegre
  • Gaviões da Fiel
  • Águia de Ouro
  • Império de Casa Verde
  • Acadêmicos do Tucuruvi

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Escola municipal de Floriano programa atividade de ciclismo “1º Pedal Escola-Família” com pais e alunos

O pedal é uma sequência de uma atividade desportiva realizada em 2023 pela escola e que teve uma grande...

Mulher suspeita de produzir e divulgar conteúdo sexual da própria filha de quatro anos é presa no Sul do Piauí

Segundo o delegado titular de Baixa Grande do Ribeiro, Marcos Halan, a presa alega que foi ameaçada e obrigada...

Usina de Boa Esperança em Guadalupe opera normalmente com 58,90% de armazenamento, afirma Chesf

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou na sexta-feira (23), que a...

Carro-Pipa é a principal fonte de abastecimento de água para 102 mil piauienses

Mesmo que o uso do carro-pipa não seja indicado, essa é a principal fonte de abastecimento para muitos nordestinos. O...
spot_img

Edital do concurso da Polícia Penal do Piauí com 200 vagas está previsto para próxima semana

O secretário estadual de Justiça do Piauí (Sejus), Carlos Augusto, anunciou para a próxima sexta-feira,1º de março, o lançamento...

Ministério Público de Alagoas investiga show do Léo Santana em Alagoas por alto custo

O MP de Alagoas entrou com uma ação para investigar um show de Léo Santana programado para o próximo...
spot_img

Posts Recomendados