As vagas estão abertas às cidades de Floriano, Uruçuí, Curimatá e Alvorada do Gurguéia.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) divulgou um edital com vagas temporárias para atuação em quatro cidades no Piauí. Ao todo, o órgão está oferecendo 1.093 vagas em vários estados do país. Os municípios piauienses contemplados são: Uruçuí, Floriano, Curimatá e Alvorada do Gurguéia.

As vagas são para cargos de brigadista, chefe de esquadrão e chefe de esquadra. As remunerações para as vagas no Piauí variam entre R$ 1.302,00 e R$ 2.604,00. Para a inscrição, é necessário se apresentar de forma presencial nas sedes de Unidades Técnicas do Ibama.
Para mais informações sobre os endereços, confira o edital abaixo:
– EDITAL Nº 3/2023 (Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Paraná, Rondônia e São Paulo)
– EDITAL Nº 4/2023 (Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rondônia)
– EDITAL Nº 5/2023 (Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo)
Estão sendo ofertadas 67 vagas para o Piauí. Segundo o órgão, o processo seletivo foi lançado devido a uma situação de “emergência ambiental para incêndios florestais”. Sobre os cargos em aberto, o Instituto detalha as funções.
Das atribuições:
– Brigadista: executar atividades relacionadas ao manejo integrado do fogo, tais como: prevenção, uso do fogo, monitoramento, preparação e combate aos incêndios florestais;
– Chefe de Esquadrão: comandar os brigadistas do esquadrão nas atividades de prevenção e combate, elaborar e executar o plano semanal de trabalho do esquadrão e zelar pela manutenção dos equipamentos, materiais e veículos da Brigada;
– Chefe de Brigada: executar as atividades administrativas referentes à brigada, coordenar a hierarquia de comando de chefes de esquadrão e brigadistas, enviar relatórios gerenciais e representar o Prevfogo localmente.
Inscrições
Os prazos para inscrição são variáveis, conforme a localidade e oferta de vagas. Para algumas cidades, por exemplo, as inscrições poderão ser feitas até 1º de julho.
A íntegra dos editais, com critérios de seleção e outras informações, estão disponíveis aqui.