Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Indígenas do Piauí sofrem ameaças e ataques de grileiros; Funai e Polícia Federal devem intervir

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

indígenas tem suas terras ameaçadas de invasão e suas casas são queimadas; agressores envenenam fontes de água e os expõem aos perigos de agrotóxicos.

Assim como os Yanomamis e Mundurucus, na Amazônia, sofrem com os efeitos da ação do garimpo ilegal, os indígenas do Piauí também são ameaçados, atacados e perseguidos de todas as formas por “pretensos representantes do agronegócio”. Isso é o que revela o jornalista, professor e cientista político Roberto John em seu Blog Lunário Político, no site Piauí Hoje.

Reunião de lideranças indígenas com representantes da Funai – Foto: Piauí Hoje

De acordo com o jornalista, profundo conhecedor da situação, os indígenas piauienses tem suas terras ameaçadas de invasão por grileiros e latifundiários; suas casas são queimadas. “Além disso, seus agressores envenenam fontes de recursos hídricos e os expõem aos perigos de agrotóxicos”, diz o professor em relatório entregue às autoridades estaduais e federais.

O jornalista garante que os indígenas do Piauí também sofrem com o sumiço de animais que habitam o bioma, o que dificulta a sobrevivência. Também sofrem com o assoreamento de rios e riachos; com a falta de estrada, energia e comunicação. As lideranças indígenas, segundo o jornalista, dizem que há tudo isso ocorre com a conivência da polícia com a grileiros, pistoleiros e outras ameaças.

Há alguns anos o professor acompanha o problema de perto. Como membro do governo do estado, em 2022 entregou à então governadora Regina Sousa e a outros membro do governo um relatório de estudo que realizou “in loco” da situação de agressão e emeaças constantes aos indígenas piauienses, sobretudo no Sul do estado.

O Ministério dos Povos Originários, criado recentemente pelo presidente Lula, já está com informações sobre a situação dos indígenas no Piauí. Técnicos da Fundação Nacional dos Povos Indígenas – Funai, estiveram recentemente em áreas de conflitos com latifundiários e grileiros. O Ibama, o Ministério Público Federal e Polícia Federal deverão entrar nas investigações das denúncias feitas pelas lideranças indígenas.

Fonte: Piauí Hoje

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Deputado Pedro Lucas recusa convite para ser ministro das Comunicações

Parlamentar diz que pode contribuir mais como líder do União Brasil O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) recusou...

Homem é preso por manter ex-companheira em cárcere privado em Picos

A prisão foi realizada por equipes do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI). Um homem foi preso suspeito de...

Últimos dias de abril deverão ser chuvosos no Piauí, alerta Defesa Civil

A combinação da Zona de Convergência Intertropical e um sistema frontal deve aumentar as chuvas no norte, litoral e...

Sargento Mota será julgado por roubo de Malbec e tiro em câmera de segurança

O sargento Avelar Reis Mota, conhecido como sargento Mota, será julgado no próximo dia 20 de maio por invadir...
spot_img

Anvisa aprova medicamento inédito para Alzheimer

O donanemabe é indicado para casos sintomáticos iniciais da doença, que é a principal forma de demência. A Agência Nacional...

Vaticano divulga primeiras imagens do Papa Francisco em caixão simples

O momento marca oficialmente o início do período de Sé Vacante e antecede o translado do corpo para a...
spot_img

Posts Recomendados