Indígenas Yanomami baleados em ataque passam por cirurgia e estão com quadro estável

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No sábado, um indígena Yanomami morreu e outros dois foram baleados por garimpeiros ilegais na comunidade Uxiu, dentro da Terra Indígena.

Os dois indígenas Yanomami feridos por garimpeiros ilegais dentro da Terra Indígena Yanomami passaram por cirurgia no domingo (30) e estão com quadros de saúde estável. A informação foi divulgada pelo governo do estado, que administra o Hospital Geral de Roraima, onde eles estão internados.

“[Eles estão] acordados, com todos os sinais vitais em pleno funcionamento e sem nenhum risco de morte”, afirmou o governo do estado, por meio de nota

Além dos dois indígenas internados, um outro Yanomami, de 36 anos, também foi baleado na cabeça. Ele não resistiu e morreu ainda em Surucucu, onde há uma unidade de referência em saúde.

Indígena Yanomami ferido recebe visita do governador de Roraima no hospital — Foto: Secom-RR/Divulgação

O ataque foi na tarde de sábado (29). Garimpeiros armados atiraram contra as vítimas na comunidade Uxiu, onde há forte presença de garimpeiros.

Feridos, os três foram removidos de Uxiu para Surucucu ainda no sábado, mas o indígena Ilson Xiriana não resistiu e morreu na madrugada de domingo. Pela manhã, os outros dois foram transferidos de helicóptero para a capital Boa Vista.

A Polícia Federal já abriu investigação do ataque. No domingo, agentes federais foram à comunidade Uxiu. No local, ouviram testemunhas e fizeram perícia no local dos tiros. O Ministério da Justiça acompanha a apuração.

O corpo de Ilson Xiriana também foi levado para Boa Vista e passou por exames cadavéricos no Instituto Médico Legal (IML). A causa da morte dele foi traumatismo craniano por arma de fogo.

Diante do clima de tensão, uma comitiva do governo federal deve chegar a Boa Vista nesta segunda-feira (1°).

Maior território indígena do Brasil, a Terra Yanomami está em emergência em saúde em razão da grave crise sanitária causada por garimpeiros ilegais. Além da destruição ambiental, os invasores causam conflitos armados e levam insegurança ao território.

Por g1

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Gusttavo Lima anuncia que vai se candidatar à Presidência do Brasil

Cantor não é filiado a nenhum partido, mas disse que iniciará conversas com grupos políticos. O cantor Gusttavo Lima anunciou...

Fusão cruzada com o MDB não é importante para o PSD, diz Júlio César

O presidente estadual do PSD no Piauí, deputado federal Júlio César, afirmou nesta quinta-feira (02) que a possibilidade de...

Simone Pereira e Gessivaldo Isaías serão efetivados como deputados na Assembleia Legislativa do Piauí

As cadeiras antes ocupadas pelos deputados estaduais Jeová Alencar e Pablo Santos deixaram a casa para assumir cargos eletivos...

Piauí ampliou em mais de 70% os investimentos na modernização de escolas para consolidar modelo de ensino integral

Em 2024, foram destinados mais de R$ 41 milhões para modernizar unidades de ensino, um aumento de 70,83% em...
spot_img

Três prefeitos eleitos morreram antes da posse, 1 foi preso e 20 foram barrados pela Justiça

Levantamento exclusivo do g1 mapeou a situação dos eleitos em todos os 5.569 municípios brasileiros. Em Santa Quitéria (CE),...

EUA formalizam repatriação de esmeralda encontrada na Bahia após disputa judicial

A pedra preciosa tem um valor estimado de 1 bilhão de dólares, o que equivale a mais de R$...
spot_img

Posts Recomendados