INSS cria estratégia para agilizar concessão de benefícios

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Meta é concluir análise dos pedidos tempestivos em até 45 dias.

A partir de hoje (9), o INSS começa a trabalhar mecanismos para tentar zerar a fila de espera por benefícios. A Estratégia Nacional de Atendimento Tempestivo (ENAT), criada a partir de uma resolução publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, determina que unidades da Previdência Social e a administração geral do instituto comecem a investir em ações para otimizar a gestão, aumentar a produtividade e a eficiência na análise dos pedidos e na conclusão dos requerimentos de reconhecimento inicial de direitos.

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A medida trata dos pedidos de reconhecimento inicial de direitos e prevê que estes sejam concluídos em até 45 dias a partir da entrada dos documentos pelos beneficiários. Apenas casos que tenham pendências de cumprimento de exigência por parte do segurado requerente estariam fora dessa exigência.

Diante da nova estratégia, tanto a Administração Central do INSS, quanto superintendências regionais, gerências e agências da Previdência Social serão obrigadas a reforçar quadros técnicos, logísticos e humanos, para assegurar, de forma permanente, o atendimento tempestivo aos segurados e beneficiários da Previdência Social.

Site do INSS

Pedidos de concessão de benefícios terão que ser analisadas em até 45 dias (Previdência Social)

Atualmente, o órgão tem milhões de pedidos aguardando uma decisão. Com a definição da celeridade da análise como regra definitiva, serão definidas metas de atendimento e monitoramento da eficiência e produtividade dos serviços prestados pelo instituto.

O presidente do INSS, Renato Vieira, chegou a sinalizar que até a dinâmica de trabalho poderia ser alterada para que os servidores passassem a ser remunerados a partir de controle de produtividade.

Pelo texto, o órgão também ficará obrigado a divulgar aos servidores, às unidades, aos órgãos de Controle externos e internos e à sociedade, periodicamente, os avanços obtidos com a implementação da estratégia e adotar providências necessárias para aumentar o volume de concessões automáticas de benefícios, com controle e segurança desses benefícios.

Para estimular a implementação do programa, ainda serão mapeadas boas práticas nacionais e internacionais e estimuladas medidas de gestão que contribuam para o aumento da eficiência da análise dos requerimentos de reconhecimento de direitos.

Com informações da Agência Brasil

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Empresa russa diz ter encontrado medicamento capaz de curar o câncer

Medicação faz parte de um projeto de pesquisa apoiado pelo governo, que sofreu atrasos e cortes de verbas O Tribunal...

Receita abre consulta a malha fina do Imposto de Renda na quarta-feira, 23

Cerca de 279,5 mil contribuintes receberão R$ 339,63 milhões Cerca de 280 mil contribuintes que caíram na malha fina e...

Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no 1º trimestre de 2025

Desempenho reforça o ambiente favorável aos negócios e os avanços nas políticas de incentivo ao empreendedorismo O primeiro trimestre de...

Vírus que rouba PIX: entenda como funciona e saiba como se proteger

Trojan bancário entra infiltrado em jogos com prêmios sedutores e faz transferências automáticas Um golpe está usando joguinhos de celular...
spot_img

Presidente da Câmara, vereador Adão Moura, dedica mensagem de uma Semana Santa abençoada para todos os guadalupenses

"Nosso desejo é que o amor que Jesus Cristo dedicou à humanidade seja o mesmo amor que devemos ter...

Órgãos que participam do gabinete de crise contra a seca realizam reunião na APPM

Comitê de Crise para o enfrentamento da seca no Piauí O governo do Piauí participou de reunião com os órgãos...
spot_img

Posts Recomendados