O estádio Albertão vai ser privatizado. E não vai demorar. Pelo menos duas empresas já apresentaram MIP, que significa Manifesto de Interesse Privado, que passam agora a ser analisados.
Prestes a completar 50 anos de existência (a inauguração oficial se deu em agosto de 1973), o Albertão vai ser vendido para que uma empresa o transforme numa arena, do tipo “Padrão Fifa”, que receberá além de jogos e eventos esportivos, festas e shows com grandes atrações.
A informação foi confirmada ao site OitoMeia pela secretária estadual de Esportes, Josiene Campelo, que está a frente do projeto de privatização juntamente com a Superintendente Monique Menezes, da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc).
Josiene, que nos últimos dias recebeu elogios, publicamente, pelo seu desempenho à frente da Secepi -ela já bateu as metas antes mesmo do previsto-, apareceu ao lado do governador Rafael Fonteles em grandes momentos: lançamento de editais que reajustam o Bolsa Atleta e tratam da lei de Incentivo ao Esporte, final do Piauiense e lançamento dos Jogos Escolares.
Rafael e Josiene, assim como o deputado estadual Evaldo Gomes (SDD), o “padrinho” da indicação da secretária, apareceram juntos no fim de semana durante dois momentos importantes: uma reunião onde o Governo do Estado anunciou que passa a investir no futebol profissional, e no jogo da final do Campeonato Piauiense, sábado passado, quando os três fizeram a entrega de medalhas.
É uma demonstração de Rafael Fonteles de que vai cumprir com o prometido desde a época da campanha do ano passado: vai investir mais no esporte local. Desta forma, coloca a área no mesmo patamar de outras pastas, como Saúde, Educação, Segurança Pública etc. “Nosso objetivo é colocar um dos times do Piauí na Série A do Campeonato Brasileiro”, disse Rafael em entrevista na sexta passada durante reunião com os dirigentes. É sonhar demais?! Sim. Mas e daí?! Sonhar não custa nada…
Voltando ao assunto da “privatização do Albertão”, até hoje tem quem acredite que seja um sonho bastante distante. Mas com esse interesse de pelo menos duas empresas, ambas de fora do estado, já é um passo a mais que foi dado. Josiene informou que ainda não pode informar os nomes das empresas e nem de onde elas são, mas explicou como se dará todo o processo a partir de agora.
“A ideia é transformar o estádio Albertão em uma arena multiuso, isto é, tanto para eventos esportivos como para grandes eventos, shows e atrações musicais. Vamos seguir modelos conhecidos no Brasil todo, como o que aconteceu em Minas Gerais com o Mineirão e em São Paulo com o Pacaembu. As empresas que manifestaram interesse agora apresentarão os devidos projetos, que será analisado aqui, como PPP, pela Suparc e pela secretaria de Esportes”, informou.
É uma excelente notícia para o Piauí. Com a possibilidade de o Albertão se transformar numa arena, jogos de futebol com grandes times do País e até com seleções poderão, em um futuro próximo, serem realizados no estado. Sobre se tornar “multiuso”, shows com grandes atracões, quem sabe até internacionais, poderão se apresentar por aqui. E o primeiro teste já tem data: o evento Piauí Pop, com as melhores bandas e atrações do pop-rock nacional, será realizado por lá, em julho deste ano.
Fonte: Oito Meia