Japão faz pouso lunar histórico de robô “sniper” explorador; veja como foi

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O explorador robótico conhecido como “Moon Sniper” carrega uma nova tecnologia de precisão para demonstrar um pouso “pontual”

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) fez um pouso lunar histórico nesta sexta-feira (19). O pouso do explorador robótico Smart Lander for Investigating Moon (SLIM) foi completado com sucesso após uma manobra que durou cerca de 20 minutos. A operação foi transmitida ao vivo pela internet.

Japão chega na Lua em missão espacial

Com o pouso desta sexta, o Japão se tornou o terceiro país a colocar um veículo espacial na Lua neste século. Na história da exploração lunar, é o quinto país a realizar o feito. De acordo com a JAXA, com o sucesso do pouso, o leve módulo de aterrissagem SLIM poderá ser um projeto eficaz que poderá aterrissar não apenas em pequenas áreas de interesse na Lua, mas também em planetas como Marte.

Confira como foi o pouso lunar da missão SLIM

Para o pouso, que pode ser acompanhado no vídeo acima, foi utilizado um explorador robótico conhecido como “Moon Sniper”, que carrega uma nova tecnologia de precisão para demonstrar um pouso “pontual”. Já o local de alunissagem, ou seja, escolhido para o pouso, foi dentro de uma planície lunar chamada Mar do Néctar, logo ao sul do Mar da Tranquilidade, onde a Apollo 11 pousou em 1969.

As missões lunares anteriores conseguiram atingir e alcançar zonas específicas que se estendem por muitos quilômetros, mas o módulo de aterragem SLIM terá como alvo um local de aterragem que se estende por apenas 100 metros.

Dando início a uma nova corrida espacial, vale mencionar que a Índia tornou-se o quarto país – depois dos Estados Unidos, da antiga União Soviética e da China – a executar uma aterragem controlada na Lua quando a sua missão Chandrayaan-3 chegou perto do polo sul lunar em Agosto.

Além disso, o primeiro módulo lunar dos EUA a ser lançado em cinco décadas, a espaçonave Peregrine da Astrobotic Technology – teve um fim violento no começo do mês, depois que um vazamento crítico de combustível tornou fora de questão o pouso seguro na Lua.

Parte da motivação por trás da nova corrida espacial lunar é o desejo de acessar água presa como gelo em regiões permanentemente sombreadas no polo sul lunar. Poderia ser usado para beber água ou combustível à medida que a humanidade ultrapassa os limites da exploração espacial no futuro. Esta região está repleta de crateras e repleta de rochas, levando a locais de pouso estreitos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Os benefícios do ciclismo, seu crescimento e expansão do mercado de bicicletas no Brasil

O mercado de bicicletas no Brasil cresceu 14% em 2023, com vendas que ultrapassaram 3,2 milhões de unidades, impulsionado...

Fim do mistério: veja imagem de como é um Chester vivo

Ave tem origem em uma linhagem de frango que foi trazida da Escócia para o Brasil em 1980 Poucas pessoas...

Temporal alaga centro de Floriano e Hospital Tibério Nunes é invadido pela água

A Secretaria Estadual de Saúde ficou de encaminhar uma nota sobre a situação do hospital na cidade Na manhã desta...

Programa Cozinha Solidária é lançado no Piauí e beneficiará 11 instituições que alimentam pessoas vulneráveis

A previsão é distribuir 560 mil refeições ao longo de 2025. O governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (20), da...
spot_img

Vacinação de menores contra a dengue fica abaixo da meta do Ministério da Saúde

O Brasil foi o primeiro país no mundo a oferecer, no sistema público de saúde, o imunizante contra a...

PGR envia ao STF parecer para manter prisão de Braga Netto

General é apontado como um dos articuladores do plano golpista A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou nesta sexta-feira (20) ao...
spot_img

Posts Recomendados